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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Julio Wilson dos-
dc.contributor.authorMelo, Ezequiel de-
dc.contributor.authorFernandes, Talita Morais-
dc.contributor.authorFreitas, Matheus Lucas de-
dc.contributor.authorPereira, Leonardo Elias Ferreira-
dc.contributor.authorMendes, Cristian Jiacomini Redondo-
dc.contributor.authorBravo, Valter Akira-
dc.contributor.authorRossetti Neto, Nestor-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:37Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:21Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:37Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/458-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 6, n. 2, p. 162-163, 2010.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143377-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143377-
dc.description.abstractIntrodução: Atualmente, podemos classificar o esporte nas dimensões de alto rendimento, educacional, de participação-lazer e esporte “social”. Devido à sua grande popularidade no Brasil, o futebol/futsal é um esporte de grande aceitação pelas crianças e jovens e pode ser um meio de educar através de sua prática. Objetivo: verificar a evolução da aprendizagem do futsal e se é possível melhorar o comportamento de crianças através da prática do futsal. Métodos: Foi feita uma avaliação qualitativa da evolução do comportamento e das habilidades do futsal, através da técnica de observação participante, feita pelos estagiários/bolsistas do Projeto (n=7), através das observações das aulas e os relatos foram discutidos em reuniões semanais. Fizeram parte da amostra todos os inscritos (6-8 anos, n=42; 9-10 anos, n=30; 11-12 anos, n=86; 13-14 anos, n=48) no Projeto “Futebol Escola” do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências/UNESP – Bauru, independente do gênero e da habilidade de jogar. As aulas foram realizadas aos sábados, com duração de 1h30, durante o ano de 2009, em quadras de futsal. A metodologia de ensino utilizada nas aulas combinou os métodos de ensino parcial, global, situacional e jogos pré-desportivos. A estrutura das aulas foi subdividida em cinco partes: i-) conversa inicial; ii-) atividade recreativa sobre o tema da aula; iii-) jogo pré-desportivo ou exercícios de fundamentos técnicos do tema da aula; iv) jogo de futsal propriamente dito com regras adaptadas às respectivas faixas etárias; v-) conversa final. Resultados: No início das aulas foi constatado mau comportamento de grande parte dos alunos: indisciplina (nas aulas e no ônibus), desrespeito aos colegas (agressões verbais e corporais) e aos estagiários/bolsistas (não aceitação e não cumprimento de normas das aulas e regras dos jogos) e indisposição dos meninos em jogar junto com as meninas, além da falta de habilidade e do conhecimento das regras do futsal, principalmente entre os menores (7-10 anos). Ao final do Projeto foi observada melhora da técnica, do comportamento tático e a aprendizagem das regras do futsal, principalmente entre os menores de 10 anos. Houve melhora considerável no comportamento dos alunos, pois os meninos passaram a ceder o lugar no ônibus para as meninas e as mães, maior aceitação da substituição durante o jogo, maior aceitação em jogar com alunos que não tinham amizade, anteriormente, cuidado com o material do Projeto (bolas e coletes), aceitação do comando dos estagiários/bolsistas, aceitação dos menos habilidosos e da diferença entre os gêneros, para jogar. O ambiente externo à escola, a estrutura física (quadras e ginásio coberto), material adequado (bolas, cones, coletes), a realização de um “Festival de Futsal” e a atuação dos estagiários, em nosso entendimento, foram os fatores que contribuíram para os resultados positivos. Conclusão: Ao final do Projeto verificamos que através da prática do futebol/futsal foi possível melhorar, além das habilidades específicas do jogo e aprendizagem das regras, melhorar do comportamento geral dos alunos, o espírito esportivo e a aceitação das diferenças (habilidade de jogar e gênero).pt
dc.format.extent162-163-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleFutebol: um meio de educarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2010-06-02-162-163.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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