Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143386
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sorrigotto, Rafael Escrivão | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:44:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:38Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:44:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:38Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/309 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 109, 2009. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143386 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143386 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Os espaços livres na escola desempenham um papel ímpar e constituem um microambiente que irá influenciar na formação da criança. Através da vivência e do estímulo aos sentidos o jardim pode exercer uma função para além do aspecto lúdico, sendo meio importante na aprendizagem das Ciências de um modo geral. Assim, abordam-se conceitos fortemente presentes na atualidade como a importância de se preservar e valorizar o meio ambiente. Objetivos: Análise e elaboração de um projeto paisagístico para uma área livre escolar que busque um melhor desempenho ecológico, além do estímulo à aprendizagem e à sociabilidade entre as crianças. Para tanto, pesquisou-se materiais e processos educativos junto à natureza além da abordagem sobre a importância da convivência da criança junto à natureza, através da estimulação de sentidos e da introdução de questões ambientais no cotidiano infantil. Métodos: O trabalho com os espaços livres em escolas da cidade de Bauru teve início em 2001. Para o ano de 2009 a escola trabalhada foi a EMEII Garibaldo, inaugurada em 1973 e recém reformada pela Prefeitura Municipal, que atende cerca de 150 crianças de 0 a 5 anos de idade. O projeto paisagístico seguiu fases que compreendem: I. Diagnóstico e análise da área de intervenção, incluindo a identificação de problemas, potencialidades e novas necessidades dos espaços livres da escola escolhida, II. A partir dos dados colhidos em campo, discussão com os membros da escola a respeito das possibilidades de resolução dos problemas, com a elaboração de pequenos ante-projetos, III. Elaboração de um anteprojeto paisagístico, a partir dos dados e problemas apresentados e discutidos, IV. Complementação do projeto paisagístico com o detalhamento de equipamentos, paginação de pisos, espécies vegetais elencadas (mantendo-se a vegetação existente e partir da disponibilidade no Viveiro Municipal), além da confecção de uma maquete para uma melhor compreensão das medidas adotadas. Resultados: Reforçar a importância do vínculo Universidade – Comunidade, através da aplicação de conhecimentos pesquisados e, concomitantemente, alterando de forma positiva a paisagem urbana e a qualidade de vida dos cidadãos. Para tanto, buscou-se a participação dos que realmente irão utilizar esse espaço depois de implementada a proposta projetual, com o intuito de se realizar um projeto mais coerente com a real necessidade e compatível ao contexto sócio-econômico existente. | pt |
dc.format.extent | 109 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Humanas | pt |
dc.subject | Espaços construídos | pt |
dc.title | Espaços livres em escolas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2009-05-02-109.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.