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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143404
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pires, Paulo Vitor Giraldi | - |
dc.contributor.author | Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Andrelo, Roseane | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:44:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:41Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:44:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:41Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/550 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 155, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143404 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143404 | - |
dc.description.abstract | Um dos desafios da regulamentação da radiodifusão é garantir a gestão do espectro das freqüências hertzianas de forma a atender aos interesses públicos. Quanto ao rádio, caracterizado pelo regionalismo, isso deveria significar um espaço maior à comunicação de organizações populares, como as escolas. O projeto de extensão Rádio e TV Escola: capacitação para o uso de canais de comunicação na comunidade escolar nasceu em 2006 para atender a demanda por capacitação das comunidades de duas escolas estaduais, premiadas com verbas do MEC e da UNESCO para inserir emissoras de rádio e TV no interior das mesmas, como suporte aos Fóruns de Ética e Cidadania. Atualmente ampliou-se o número de escolas envolvidas. Mantido pelos cursos de Comunicação Social da Universidade Sagrado Coração, situada em Bauru, Estado de São Paulo, Brasil, o projeto situa-se na inter-relação entre a educação e a comunicação. São objetivos: a) colaborar com o professor da escola pública na alfabetização de alunos para ler, escrever e interpretar os textos midiáticos que circulam nos diversos suportes: impresso, rádio, TV, celular, videogame, internet; b) conscientizar os alunos de graduação quanto à responsabilidade social do comunicador e do educador. A justificativa é preparar cidadãos para exercerem a cidadania, usufruindo o direito à comunicação, por meio da inserção organizada e coletiva na esfera pública de comunicação e incentivar uma relação crítica com as mensagens midiáticas. O presente trabalho descreve e avalia a experiência desenvolvida, de 2006 a 2009, por alunos da escola estadual Francisco Alves Brizola, localizada em Bauru-SP, na produção e veiculação de programetes semanais em uma emissora AM do município, tendo como pano de fundo a regulamentação da radiodifusão, o conceito de serviço público que permeia o rádio e a televisão e a necessidade de diálogo entre escola e comunidade. | pt |
dc.format.extent | 155 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Humanas | pt |
dc.subject | Comunicação | pt |
dc.subject | Comunicação pública | pt |
dc.subject | Comunicação alternativa | pt |
dc.subject | Radiodifusão | pt |
dc.subject | Rádio escolar | pt |
dc.title | Radescobri: a comunidade escolar nas ondas do rádio | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade do Sagrado Coração (USC) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2011-07-02-155.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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