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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143433
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dc.contributor.advisorGobbo Junior, José Alcides [UNESP]-
dc.contributor.authorOttoni, Breno Luiz-
dc.date.accessioned2016-08-26T14:33:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:00Z-
dc.date.available2016-08-26T14:33:38Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:00Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143433-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143433-
dc.description.abstractÉ estimado que a geração de resíduos sólidos passará de 1,3 bilhão para 2,2 bilhões de toneladas até 2025, ocasionando problemas ambientais, sociais e, consequentemente, à saúde pública. A maior problemática neste aspecto envolve o destino inadequado dos resíduos, e no Brasil ainda se destina pouco resíduos à triagem para reciclagem ou compostagem. Neste cenário, as embalagens plásticas oriundas de fonte não renovável de energia possuem baixas taxas de reciclagem. Desta forma, surgem os bioplásticos como alternativa, por serem em sua maioria biodegradáveis. Este estudo visa discutir os aspectos comunicacionais relacionados diretamente às embalagens de bioplásticos e apresentar como a função comunicação nas embalagens podem contribuir para fornecer informações relevantes aos consumidores, a fim de minimizar o problema da destinação inadequada. Utilizou-se a pesquisa qualitativa como método a alcançar os objetivos propostos. Conclui-se que a comunicação, seja nas embalagens de plástico ou bioplástico, deve promover as ações nas pessoas: a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, gerando, desta forma, um ciclo de solução nas problemáticas abordadas neste estudo.pt
dc.description.abstractIt is estimated that the solid waste generation will grow from 1.3 billion to 2.2 billion tons by 2025, causing environmental and social problems and therefore, to public health.The biggest problem on this aspect involves the inappropriate disposal of waste and Brazil still intended for little waste sorting for recycling or composting. In this scenario, the plastic packaging from non-renewable energy source have low recycling rates. Thus, bioplastics come as an alternative because they are biodegradable in their majority. This study aims to discuss the communication aspects directly related to bioplastics packaging and presenting how communication function in packaging can help to providing relevant information to consumers in order to minimize the problem of improper disposal. The qualitative research was used as a method to achieve the proposed objectives. It can be concluded that communication, whether in plastic or bioplastic shall promote the actions on people about not generation, reduction, reuse and recycling of solid waste, thus creating a solution cycle on the addressed problems in this study.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectBiopolímeropt
dc.subjectBiomaterialpt
dc.subjectBioplásticopt
dc.subjectRotulagempt
dc.subjectBiopolymeren
dc.subjectBioplasticen
dc.subjectLabelingen
dc.titleA relação da comunicação e as embalagens biodegradáveis: um paradigma para a destinação finalpt
dc.title.alternativeThe relationship of communication and biodegradable packaging: a paradigm for final disposalen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872263pt
dc.identifier.capes33004056086P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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