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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143452
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Jorge, Marcos [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sebastiana de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-29T16:44:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:43Z | - |
dc.date.available | 2016-08-29T16:44:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:43Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143452 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143452 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho resulta de minha vivência como professora de Geografia na rede pública do Estado de São Paulo, e do meu envolvimento com a África como membro do projeto educacional Brasil-Angola, desenvolvido pela Faculdade de Agudos. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma proposta de prática pedagógica para atender à lei 10639/2003 utilizando a informática educacional como recurso para o ensino das religiões brasileiras de matriz africana nos conteúdos da disciplina de Geografia no ensino fundamental. Compreendendo a relação entre racismo e educação, o ensino de Geografia deve desconstruir o preconceito racial que se relaciona à diáspora africana. Este problema afeta a comunidade na qual a escola está inserida, composta majoritariamente de afro-descendentes sem identidade étnica, manifestando preconceito acerca das religiões brasileiras de matriz africana. Visto que esta representação negativa do Candomblé foi construída pela elite colonial para legitimar seu domínio sobre os africanos escravizados, a educação étnico-racial deve desconstruir esta visão eurocêntrica. Como metodologia do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das temáticas: História e cultura da África e dos afro-brasileiros; políticas públicas; educação; ensino da Geografia; lei 10.639/2003; informática educacional e Candomblé. Utilizamos como referência os conceitos estruturantes do saber geográfico (lugar, espaço, território, região, paisagem) para introduzir nos alunos as bases para o entendimento do Candomblé, maneira pela qual os africanos reconstruíram miticamente, nos terreiros, os territórios africanos perdidos na diáspora. Assim, o saber geográfico assume seu caráter estratégico na formação de alunos críticos que atuem para uma sociedade mais democrática. | pt |
dc.description.abstract | This study results from my professional experience as a teacher of Geography in public schools of the State of São Paulo, Brazil, and also from my involvement with Africa as a member of the educational project Brazil-Angola, developed by the College of Agudos. This study aims to present a proposal for pedagogical practice to assure the fulfilment of the Brazilian Law 10,639/2003, using educational information technology as a resource for the teaching of Brazilian religions originated in Africa, as a content of Geography, within elementary school. Understanding the relation between racism and education, the teaching of Geography must deconstruct racial prejudice, related to the African diáspora. Such bias affects the community in which the school is inserted, whose composition reveals massive presence of African descendants without ethnic identity, expressing prejudice about Brazilian religions of African origin. As this negative representation of Candomblé was built by the colonial elite, in order to legitimize their power over a mass of enslaved Africans, racial ethnic education has to deconstruct this Eurocentric view. The methodology includes the bibliographical research of the themes: African History and culture and Brazilian Afro-descendants, public policies, education, Geography teaching, the Brazilian Law 10.639/2003, educational information technology and Candomblé. We also used as reference the structuring concepts of geographic knowledge (place, space, territory, region and landscape) to introduce to students the basis for the understanding of Candomblé, the way in which the African people reconstructed, mythically, in the Candomblé yards, the African territories lost in the diáspora. Therefore, the geographical knowledge assumes its strategic role to form critical students who may act in favor of a more democratic society. | en |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.subject | Candomblé | pt |
dc.subject | Diáspora africana | pt |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt |
dc.subject | Informática educacional | pt |
dc.subject | Racismo na educação | pt |
dc.subject | African diáspora | en |
dc.subject | Teaching of Geography | en |
dc.subject | Educational Information Technology | en |
dc.subject | Racism in education | en |
dc.title | A diáspora africana e a disciplina de Geografia: estabelecendo relações entre o ensino da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica e as religiões Brasileiras de Matriz Africana | pt |
dc.title.alternative | The African Diaspora and the discipline of Geography: establishing relations between the teaching of history and Afro - Brazilian and African culture in basic education and religions of African Brazilian Matrix | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.aleph | 000872057 | pt |
dc.identifier.capes | 33004056091P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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