You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143461
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Vitor [UNESP]-
dc.contributor.authorRissardi, Melina Sumaia-
dc.date.accessioned2016-08-29T19:07:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:47Z-
dc.date.available2016-08-29T19:07:55Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:47Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143461-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143461-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo desenvolver um objeto digital de aprendizagem, com uma sequência didática, diferente daquela tratada no Caderno do Professor e do Aluno da Secretaria da Educação do Estado de SP, oportunizando assim, novas práticas pedagógicas para docentes e educandos, em diferentes contextos de aprendizagem. O uso de tal ferramenta na sala de aula empenhou-se em contribuir para que os alunos desnaturalizassem os fenômenos sociais determinantes da realidade por eles vivenciada cotidianamente. Uma nova visão dessa realidade permitiu que os alunos criassem condições para modificá-la, tanto individual quanto coletivamente. O trabalho também buscou analisar de forma crítica os documentos que dão diretrizes a educação no plano nacional e no estadual, sendo eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais; as Orientações Curriculares para o Ensino Médio; o Currículo do estado de São Paulo.pt
dc.description.abstractThis study aims to develop a digital learning object, with a didactic sequence, different from that dealt with notebook Teacher and Student from the state of SP education, providing opportunities so new teaching practices for teachers and students in different learning contexts. The use of such a tool in the classroom aimed to help students desnaturalizassem the determining social phenomena of reality they experienced daily. A new vision of this reality allowed students to create conditions to modify it, both individually and collectively. The work also sought to analyze critically the documents which give education guidelines at the national level and at the state, namely: the National Curriculum Standards; the Curriculum Guidelines for Secondary Education; Curriculum the state of São Paulo.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectDesnaturalização da realidadept
dc.subjectEnsino de sociologiapt
dc.subjectSociology of educationen
dc.subjectDenaturalizationen
dc.subjectCurriculumen
dc.titleA desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulopt
dc.title.alternativeReality of social denaturalization as a method for sociology teaching in basic education : beyond the curriculum official state of São Paulo-
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872082pt
dc.identifier.capes33004056091P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.