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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143471
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dc.contributor.advisorLima, Sonia Regina Albano de [UNESP]-
dc.contributor.authorPompeo, Samuel André-
dc.date.accessioned2016-08-30T14:25:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:47Z-
dc.date.available2016-08-30T14:25:46Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:47Z-
dc.date.issued2016-06-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143471-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143471-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de identificar a importância e os benefícios do estudo dirigido para a sonoridade nos instrumentos de sopro. O intuito desse tipo de estudo é obter melhor desempenho performático, podendo ser aplicado tanto por saxofonistas quanto por outros instrumentistas de sopro. A investigação também apurou a origem das técnicas relacionadas à sonoridade, notadamente à respiração. Os procedimentos metodológicos concentraram-se em descrever a apostila pedagógica elaborada pelo pesquisador, voltada para o estudo da sonoridade; realizar um levantamento bibliográfico dos métodos e livros destinados aos instrumentistas de sopro, principalmente aos saxofonistas; encontrar subsídios teóricos envolvendo as questões ligadas à respiração e à emissão de ar; realizar uma pesquisa-ação com alunos da Escola Municipal de Música; e entrevistar músicos profissionais ligados ao mundo popular e erudito para checagem do conhecimento relativo aos estudos e informações sobre respiração e emissão sonora. Isso possibilitou traçar um panorama do entendimento da sonoridade que músicos e professores possuem e da abordagem dada por autores de livros e métodos ao estudo da sonoridade – cabe ressaltar que os músicos e professores participantes deste estudo são, particularmente, da cidade de São Paulo. Os resultados mostram que as técnicas de respiração usadas pelos instrumentistas de sopro possuem sua origem nas técnicas do canto. Além disso, constatou-se que a adoção da prática específica e contínua para o desenvolvimento da sonoridade apresenta benefícios para o praticante, como ganho de volume e uniformidade de timbre em todas as regiões do instrumento. A dissertação contempla, além do capítulo Introdutório e das Conclusões Finais, quatro capítulos que descrevem a metodologia pedagógica empregada pelo pesquisador para o estudo da sonoridade, a fundamentação teórica da pesquisa, a pesquisa-ação e a discussão dos resultados.pt
dc.description.abstractThis research aims to identify the importance and benefits of a study routine focused on sonority in wind instruments. The objective of that kind of study is to obtain better performance development and could be adopted by saxophonists and other wind players as well. The investigation also found out the origins of sonority techniques, notably the ones related to the breathing process. The research method concentrates on describing the pedagogical sonority workbook developed by this researcher; reviewing workbooks and handbooks that target wind musicians, especially saxophonists; finding theoretical basis encompassing questions related to breathing process and air emission; conducting an action research with students from Escola Municipal de Música; and interviewing professional musicians, both popular and classical, to verify their knowledge regarding study practices, breathing information and sound emission. That allowed me to delineate a general perspective regarding the comprehension by musicians and instructors and the approach given by book authors to sonority studies—it is worth mentioning that musicians and instructors participants in this study are mainly from São Paulo. The results show that breathing techniques used by wind performers originate from singing techniques. Additionally, results demonstrate that the adoption of the practice dedicated to sonority development offers benefits to the practioner, as volume enhancement and timbre uniformity through all instrument regions. This dissertation includes, besides Introduction and Final Conclusions, four chapters that describe simultaneously the pedagogy applied by this researcher in studying sonority, the theoretical foundation of the research, the action research and the results discussion.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectSonoridadept
dc.subjectSaxofonept
dc.subjectMétodos para instrumento de sopropt
dc.subjectRespiraçãopt
dc.subjectDiafragmapt
dc.subjectAparelho respiratóriopt
dc.subjectSonorityen
dc.subjectSaxophoneen
dc.subjectWind instruments teaching guideen
dc.subjectBreathingen
dc.subjectDiaphragmen
dc.subjectRespiratory systemen
dc.titleEstudo de sonoridade em saxofone: mapeamento e aprimoramento de técnicaspt
dc.title.alternativeSonority study in saxophone: techniques mapping and improvement proposalen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872080pt
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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