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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZambon, Kátia Lívia-
dc.contributor.authorRodrigues,Leda Maria Borges da Cunha-
dc.contributor.authorAlbuquerq, Kelly Xavier de-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:57:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:54Z-
dc.date.available2016-09-01T13:57:53Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:54Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 129-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143514-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143514-
dc.description.abstractA falta de oportunidade de qualificação profissional é um dos itens que leva as pessoas com necessidades especiais (físicas e/ou mentais) a serem excluídas nos contextos sociais, culturais e do mercado de trabalho. A informática é uma ferramenta com grande poder de disseminação de informações, capaz de aumentar as chances de trabalho para qualquer pessoa. O processo de ensino-aprendizagem de um curso para este público requer metodologias especiais, que promovam a motivação do indivíduo no contexto em que vive, trazendo-lhe noções de cidadania, de respeito e de auto-estima. objetivo geral do INFOQUALI é permitir que pessoas portadoras de deficiência tenham acesso ao mundo digital através de um curso de informática especialmente preparado para elas, com ensino individualizado, respeitando-se suas habilidades físico-motoras e mentais. Duas importantes adequações requeridas pelo governo são contempladas: 1)cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, em que as escolas de ensino regular deverão oferecer ensino de qualidade à pessoa com deficiência, o que promoverá sua inclusão, 2)oportunidade ao empregador de ter um profissional qualificado e de cumprir a Lei que estabelece que este deva ter em seu quadro de funcionários uma porcentagem destinada às pessoas com deficiência. m parceria com a APAE de Bauru, a proposta consiste em oferecer cursos com duração de 2 a 3 anos, dependendo do aproveitamento da turma, com aulas uma vez por semana no laboratório de informática do CTI. A seleção da turma é realizada por profissionais da APAE e o material didático preparado no CTI. Outros aspectos contemplados pelo projeto e que contribuem para o desenvolvimento e contextualização social são: transporte (eles fazem o treinamento utilizando ônibus circular para chegar ao CTI), uniforme (utilizam o mesmo dos alunos regularmente matriculados), alimentação (compram o lanche na cantina do CTI), socialização (usufruem do mesmo horário de intervalo dos alunos do CTI). eve início em 2000 com uma turma de 12 alunos que concluíram o curso no final de 2001. Outra turma de 8 alunos iniciou o curso em 2002 e concluiu no final de 2004. Uma nova turma de 10 alunos está em andamento. Como a perspectiva de alunos com deficiência (em muitos casos, carentes) de realizar outros cursos sem a ajuda destas instituições é muito pequena, a solenidade de "formatura especial" junto com os alunos do CTI está sendo realizada. Isto representou um incentivo grande psicológico, auxiliando-os no reconhecimento de suas capacidades para enfrentar o mercado de trabalho. Alguns dos alunos que freqüentaram o curso estão empregados em empresas de Bauru.pt
dc.format.extent129-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleProjeto Infoquali: informática com ênfase à qualificação profissional de pessoas com deficiênciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Colégio Técnico Industrial de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-129-zambon.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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