You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143516
Title: 
Arquitetura escolar de ensino infantil: centros de convivência infantil (CCI) da Unesp
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O CCI da UNESP, Campus de Bauru, atende ao cuidado e formação psico-pedagógica de 75 crianças, entre quatro meses a sete anos, filhos de funcionários e docentes da UNESP. Inicialmente para a realização das atividades do CCI, foram adaptadas duas edificações já existentes, que abrigam: administração, sala do soninho, refeitório, banheiro para crianças, cozinha, despensa, banheiro das funcionárias, consultório odontológico e uma sala de atividades. Posteriormente foram construídos dois blocos que abrigam: berçário, salas de atividades, sala de computação e banheiro, além de contar com o quiosque e parquinho. Porém, a estrutura física existente é insuficiente. A partir das pesquisas de avaliação pós-ocupação foram identificadas às necessidades dos usuários, que determinaram a elaboração dos seguintes projetos: mini quadra esportiva, pátio entre as salas de atividade e berçário e ampliação de duas salas de atividade. O objetivo é realizar projetos de arquitetura (ampliação, reforma, entre outros) para o Centro de Convivência Infantil (CCI) da UNESP, Campus de Bauru, a partir de estudos já realizados sobre avaliação pós-ocupação. Abordagem sobre a arquitetura escolar de ensino infantil, identificação de projetos de arquitetura para o CCI, a partir dos estudos de avaliação pós-ocupação já realizados, e elaboração de projetos de arquitetura. A partir dos estudos de avaliação pós-ocupação, realizados em 2004, e para melhor atender as atividades pscio-motoras das crianças, foram projetados a miniquadra esportiva, o pátio central entre as salas novas e o berçário, e ampliação de duas salas de atividades. RESUMO: Estudos têm demonstrado existir uma relação direta entre espaços construídos e aspectos psico-pedagógicos, dos usuários nas escolas de educação infantil, que influenciam na qualidade do ensino. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar projetos de arquitetura para o Centro de Convivência Infantil (CCI) da UNESP, Campus de Bauru, a partir de estudos já realizados sobre avaliação pós-ocupação.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 140
Time Duration: 
140
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143516
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.