Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143529
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Adriano de | - |
dc.contributor.author | Marini, Nádia Duarte | - |
dc.contributor.author | Eleutério, Mirian Dias | - |
dc.contributor.author | Mancuso, Afonso | - |
dc.contributor.author | Leite, Lucia Pereira | - |
dc.contributor.author | Zanata, Eliana Marques | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:57:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:56Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:57:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:56Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 062 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143529 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143529 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino é uma temática amplamente discutida no Brasil, mas que ainda suscita debates e muitas dúvidas no ambiente escolar. Objetivos: Devido à importância do tema, o objetivo deste resumo é apresentar o caderno de Educação Inclusiva, que foi elaborado para auxiliar a prática pedagógica do professor da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, instrumentalizando-o a lidar com a diversidade no espaço escolar. Métodos: O caderno foi organizado pela equipe responsável pela temática de Educação Inclusiva, do Centro de Formação Continuada em Educação Matemática Científica e Ambiental (CECEMCA), da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru. Para isso, foram convidados docentes especializados em diferentes temáticas educacionais relacionadas à Educação Inclusiva, vinculados a instituições conceituadas de ensino superior, que colaboraram com reflexões teórico-práticas sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais em ambiente escolar comum. Os capítulos apresentados no caderno foram submetidos à avaliação de professores e alunos do Curso de Pedagogia (UNESP/Bauru) na intenção de oferecerem pareceres quanto à validação das temáticas abordadas enquanto suporte pedagógico para a prática profissional. Além da elaboração dos textos, foram desenvolvidas aulas que tratavam do tema de cada um dos capítulos do caderno. Resultados: A finalidade foi oferecer material didático sobre a temática em plataforma TelEduc, para que professores da Educação Infantil e das primeiras séries do ensino básico possam ter acesso às aulas. A produção desse material permitirá ações dirigidas à formação continuada de professores. Através da Educação à Distância (EaD), muitos docentes terão a possibilidade de acessar os conteúdos desenvolvidos, que são de extrema importância para a sua atuação. Portanto, um dos aspectos centrais do caderno de Educação Inclusiva é o compromisso de desenvolver ações que contemplem as minorias culturais, no caso, de pessoas com necessidades educacionais especiais. Em suma, as considerações e reflexões realizadas no decorrer dos capítulos do caderno pretendem contribuir para a democratização do ensino, colaborando significativamente com a prática do professor, oferecendo-lhe um apoio para tomar decisões dentro da sala de aula e da escola. | pt |
dc.format.extent | 062 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | Caderno de educação inclusiva: uma proposta de intervenção | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-062-oliveira.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.