Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143532
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gimenes, Samuel Valencia | - |
dc.contributor.author | Vitório, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Pedroso, Ronaldo | - |
dc.contributor.author | Hunger, Dagmar | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:57:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:57Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:57:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:57Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 202 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143532 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143532 | - |
dc.description.abstract | Presente projeto de extensão universitária articulado à investigação acadêmica. Pelo quinto ano consecutivo: a) estimular a prática corporal de idosos institucionalizados a fim de conscientizá-los da sua importância, b) analisar o significado atribuído à intervenção do profissional de educação física por parte da direção e da equipe profissional atuante num asilo, da cidade de Bauru, Estado de São Paulo. Realizou-se revisão bibliográfica referente à educação física e o idoso. Literatura acerca do processo de envelhecimento majoritariamente enfatiza a importância do exercício físico, ou seja, estudiosos consideram que a vivência cotidiana de jogos, esportes, danças, exercícios etc. influenciam numa melhor qualidade de vida ao se atingir a idade idosa. As aulas desenvolvidas com os idosos reafirmaram o quanto a intervenção do profissional da educação física pode contribuir em termos de benefícios saudáveis, estimulando-os favoravelmente no que se refere aos aspectos motores, afetivos e sociais. Não obstante, ao aplicar a técnica de entrevista semi-estruturada, coletando depoimentos do dirigente e de quatro profissionais que atuam no asilo, evidenciou-se que a intervenção deste profissional é valorizada, mas ainda dimensionada num plano secundário, ou seja, a instituição opta por contratar primeiro a assistente social, o psicólogo, a enfermeira ou o fisioterapeuta. Constatou-se que a prática da educação física beneficiou de modo significativo os idosos e que se configura na mentalidade dos profissionais e dirigente deste asilo a predominância da atuação assistencial e terapêutica em detrimento do educador físico (preventiva). Concluiu-se que, apesar da importante atuação dos estagiários responsáveis pelo projeto, estes não substituem efetivamente um profissional de educação física na instituição, o qual teria melhores condições para responder a um trabalho sistematizado e adequado aos idosos, dado a maior disponibilidade de tempo de atuação e envolvimento. Isso vem dificultando a adoção de hábitos saudáveis por parte dos moradores, resultado de uma concepção limitada por parte da diretoria em não disponibilizar empenho financeiro para a contratação do profissional de Educação Física, sendo que a filosofia adotada prioriza o tratamento da senilidade ao invés de atividades preventivas de cunho saudável, visando romper com o estigma próprio de um asilo, em que se presencia a solidão, o isolamento social - familiar assim como a espera dos últimos dias de vida. | pt |
dc.format.extent | 202 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | Educação física: intervenção e concepções da equipe multiprofissional de um asilo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Prefeitura Municipal de Bauru | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-202-gimenes.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.