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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCamilo, Rodrigo Cordeiro-
dc.contributor.authorSantana, Antonio Andrade de-
dc.contributor.authorNozaki, Joice Mayumi-
dc.contributor.authorMacedo, Marcus Vinicius Maia de-
dc.contributor.authorFerreira, Lilian Aparecida-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:57:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:57Z-
dc.date.available2016-09-01T13:57:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:57Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 081-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143533-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143533-
dc.description.abstractEntender o esporte a partir de uma perspectiva pedagógica significa valorizar os processos de aprendizagem que o mesmo pode fornecer aos alunos, bem como, as bases educativas que possibilitam uma vivência do jogo em todas as suas dimensões, permitindo o estabelecimento de relações desse aprendizado com a realidade. Nessa perspectiva, foi criado o projeto Ensinando e Aprendendo Handebol desenvolvido na Unesp-Bauru. O projeto tem dois conjuntos de objetivos, um para os alunos praticantes e outro para os alunos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da instituição já citada. Para os primeiros, a meta é: conhecer e vivenciar o jogo de handebol, compreender os elementos básicos do jogo, entender a lógica do jogo, construir respostas motoras para os desafios que forem colocados, conhecer as regras básicas, desenvolver atitudes de valorização do outro e das diferenças. Já para os alunos estagiários: ensinar o handebol, analisar os métodos de ensino utilizados, refletir sobre cada aula ministrada, constatar, analisar e discutir os problemas encontrados no cotidiano e realizar debates e discussões coletivas. As aulas são realizadas aos sábados, com duração de noventa minutos, para meninos e meninas entre 10 e 15 anos. Antes da aula é elaborado um planejamento, pelos alunos estagiários e pela professora coordenadora, considerando as necessidades encontradas em aulas anteriores e dando continuidade ao processo de ensino-aprendizagem do handebol. São realizadas atividades que valorizam o lúdico, a cooperação, a resolução de problemas, o trabalho em grupo, os fundamentos técnicos e táticos e a consciência crítica. Os alunos participantes demonstraram melhoras na execução dos fundamentos específicos do handebol, na relação entre meninos e meninas, na compreensão do jogo sem competição exacerbada, na convivência em grupo, no comportamento em aula, na análise crítica do jogo, nos valores referentes à solidariedade e respeito às diferenças do outro. Quanto aos alunos estagiários foi possível verificar uma articulação mais elaborada com a prática e a teoria, sendo expressa nos planejamentos e na análise das aulas. A criação de novas atividades e estratégias de ensino e também a elaboração de um festival com regras adaptadas revelaram a preocupação com a inovação da prática pedagógica e o compromisso social do projeto.pt
dc.format.extent081-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleEnsinando e aprendendo handebolpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-081-camilo.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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