Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143534
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Charles Fernando dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:57:59Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:57Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:57:59Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:57Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 158 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143534 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143534 | - |
dc.description.abstract | A história da humanidade contemporânea está sendo marcada, entre vários aspectos, por dois que concernem à soberania de cada nação: A degradação do meio ambiente regional e a perda da cultura popular. A educação ambiental é vista como estratégia uma vez que visa à manutenção da diversidade cultural e à ampliação dos conhecimentos sobre o ambiente. No Brasil, Ministério da Educação organizou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com temas transversais que abordam, inclusive, questões culturais e ambientais, visando auxiliar os professores na discussão de assuntos que antes eram silenciados nos currículos escolares. Considerando esta proposta dos PCNs e o fato de que as estórias folclóricas, aparentemente despretensiosas, burilam a mente inconsciente das crianças, elaborou-se um projeto a ser desenvolvido com alunos de 2ªs séries do ensino fundamental. Objetivou-se a contação de estórias folclóricas à discussão de questões relativas ao meio ambiente. Considerando que nosso folclore é rico em lendas de origem indígena e, portanto, apresentam uma variedade de personagens e cenários úteis ao atendimento dos propósitos do projeto, propôs-se atividades que incluíram a contação de lendas e a confecção de histórias em quadrinhos. Após as crianças cantarem músicas folclóricas, no início de cada atividade, iniciava-se a contação da lenda selecionada. Ao final, eram feitas discussões sobre os personagens e cenários apresentados, enfatizando-se os aspectos físicos do meio no qual a estória se desenrolara, bem como os comportamentos e a importância dos seres vivos nela envolvidos, finalizando com uma reflexão sobre o papel do ser humano no ambiente e sobre o impacto das atividades antrópicas no planeta. A avaliação foi feita através da análise de desenhos produzidos pelas crianças - os quais evidenciavam suas visões do mundo - e das respostas que emitiram a um questionamento que procurava interpretar suas preocupações e avaliar as soluções por elas propostas, para os problemas ambientais. O projeto foi concluído com a produção de uma história em quadrinhos, na qual as crianças utilizaram alguns dos personagens característicos das lendas. Esta atividade permitiu verificar quais personagens foram mais significativos, como e onde foram representados e que destinos foram dados a eles, pelas crianças. Também foi proposta uma simulação de interação entre personagens (animais), diante de um agente perturbador do meio (ser humano), para observar a reação das crianças, foi verificado que a punição ou castigo para o homem, nesta situação, foi o comportamento comum. | pt |
dc.format.extent | 158 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | Folclore ecológico | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-158-santos.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.