You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBozeli, Fernanda Cátia-
dc.contributor.authorBrando, Fernanda da Rocha-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:58Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:01Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:58Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 108-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143539-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143539-
dc.description.abstractEm 2004, o Ministério da Educação (MEC), em convênio com instituições de ensino superior brasileiras, constituiu e, atualmente, coordena uma Rede Nacional de Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, (instituída pela portaria MEC número 1403 de 09 de junho de 2003 observando as disposições do Edital SEIF/MEC 01/ 2003 de 11 de novembro de 2003). A Rede tem por objetivo atender às necessidades de formação permanente de professores que lecionam em escolas municipais e estaduais. Faz parte desta Rede o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA, que tem por finalidade formar colaboradores nos locais onde o projeto estará sendo aplicado. Os colaboradores estarão sendo formados por meio da utilização do material didático elaborado pelo centro. Dentre os conteúdos abordados pelo centro inclui-se o material destinado ao ensino de ciências naturais na educação infantil. Relataremos aqui a experiência de elaboração deste material. proporcionar reflexões sobre o ensino de fenômenos naturais aos professores da educação infantil, (crianças na faixa etária de zero a seis anos) por meio de textos que contemplem atividades que podem ser desenvolvidas, dentro e fora da sala de aula. O material possui uma coletânea de dez textos: A Criança e seu Corpo, Os Órgãos dos Sentidos, Alimentação e Nutrição, O Corpo e suas Relações Espaciais, Os Seres Vivos e o Ambiente, As Diferentes Formas de Movimento, O Som, A Luz, Calor e Temperatura, Astronomia e Meteorologia. Os textos foram selecionados após leitura minuciosa de vários temas sobre ciência e didática da ciência, e sobre conhecimentos necessários e compatíveis ao ensino e aprendizagem de ciência na educação infantil. As reflexões dos docentes serão motivadas, em cada texto, por uma pergunta geradora, seguida de uma situação-problema inicial, que desencadeará uma série de atividades. Como forma de auto-avaliação, o professor deverá elaborar um plano de aula propondo suas próprias atividades como resultado do entendimento das teorias apresentadas. Esperamos que os conteúdos disciplinares deste material: atendam, satisfatoriamente, aos anseios dos professores desse curso no sentido de desenvolverem as atividades propostas aliando-as aos conteúdos teóricos apresentados, contribuam para que os professores superem possíveis entraves em relação às suas práticas em sala de aula, oferecendo condições de participarem crítica e efetivamente de questões pedagógicas e sócio-ambientais, atualmente em discussão na sociedade brasileira.pt
dc.format.extent108-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleO ensino de ciências e a formação continuada de professores de educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-108-bozeli.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.