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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143576
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSiqueira, Regina Aparecida Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:03Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:08Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:03Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 086-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143576-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143576-
dc.description.abstractProblematizar a prática pedagógica e criar alternativas de solução é o desafio do PEJA/UNESP/Campus de Assis, desenvolvido junto a estudantes dos cursos de licenciatura em Letras, História, Ciências Biológicas e Psicologia. Isto implica problematizar o processo pedagógico por meio da exploração do mundo-vivido de educandos e educadores. Neste sentido, a perspectiva da formação inicial de educadores e de formação continuada na educação de jovens e adultos ganha contornos expressivos e impõe para o educador a necessidade urgente de ressignificá-la por meio de uma práxis que possibilite a construção de processos de inclusão, que não excluam os que não podem se enquadrar nos modelos propostos, como por exemplo: grades curriculares e conteúdos programáticos previamente estabelecidos, rígidos e que não contemplam os conhecimentos anteriores dos educandos e suas condições atuais de vida. Participam deste projeto, neste ano de 2005, 5 bolsistas/PROEX, 3 bolsistas/ BAE, 8 voluntários, atendendo a, aproximadamente, 100 alunos da comunidade assisensse, que não concluíram o ensino fundamental. tendo como princípio tais elementos, torna-se imperativo a valorização das competências mais fundamentais, em que o aprender a aprender se constitui no mais significativo, em detrimento da mera instrução. Isto é válido tanto para o educador que emerge desta prática, quanto para o educando. Procedimentos de pesquisa-ação, traduzidos em processos de ação-reflexão-ação, envolvem todos os momentos deste trabalho: tanto na prática de sala de aula, no encontro entre educadores e educandos, quanto nas reuniões-diálogo entre educadores e coordenadoras do projeto, quanto no momento em que se planejam as atividades e no tocante à elaboração de textos científicos ( para participação em eventos de formação e científicos e/ou para elaboração de projetos de pesquisa. Face a essa concepção do real, a leitura e a escrita encerram novos significados. Torna-se imprescindível o desenvolvimento de ambas a partir da perspectiva cultural do letramento. Os resultados se expressam na construção de um processo de formação de educadores críticos e conscientes de seu papel na sociedade, dotados de elementos emancipatórios e preocupados com a autonomia de seus educandos. Isto permite fazer do PEJA/ASSIS um espaço de educação e de formação de educadores, que se traduz numa constante ação-reflexão-ação, distinta, portanto, de um mecanismo dissimulatório de inclusão do aluno à sala de aula, à escola e à sociedade em geral.pt
dc.format.extent086-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleFormação de educadores de jovens e adultos crítico-reflexivos: o papel da extensão universitária e a perspectiva da inclusão socialpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-086-siqueira.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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