Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143583
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Larissa Lara | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:09Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:04Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:09Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:04Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 213 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143583 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143583 | - |
dc.description.abstract | O processo de hospitalização é uma experiência invasiva e geradora de sofrimento para a criança. ma vez que o brincar é constituinte do desenvolvimento infantil e importante espaço simbólico gerador de autonomia, desenvolvemos, através da utilização de recursos lúdicos, um projeto de pesquisa/intervenção para diminuir a angústia da criança hospitalizada e incentivar a valorização do brincar como fator inclusivo, de desenvolvimento intelectual e emocional da criança.O projeto prevê intervenções junto às crianças internadas na Santa Casa de Misericórdia de Assis, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cuja prestação de serviços é deficitária, não oferecendo um espaço voltado à valorização da criança e suas necessidades. trabalho é desenvolvido por quinze alunos do 4º e 5o ano do curso de Psicologia e supervisionado por dois docentes do departamento de psicologia evolutiva, social e escolar da Unesp, Assis. Os alunos atuam diariamente no hospital, por quatro horas, utilizando um carrinho móvel, dirigido a cada leito, contendo brinquedos variados. As crianças escolhem espontaneamente os brinquedos, sempre interagindo com os estagiários, os quais valorizam nas atividades princípios do desenvolvimento infantil como: atividade, simbolização e conhecimento social. Desde o início do projeto foram atendidas um total de 2642 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 0 e 13 anos. Mediante a análise qualitativa e os dados coletados, verificamos que: a) as possibilidades de autonomia, interação e expressão das crianças se ampliam na medida em que são disponibilizados recursos lúdicos da brinquedoteca móvel, b) as atividades lúdicas contribuem para a recuperação e possibilitam a formação de um espaço diferenciado e inclusivo da criança na instituição. c) o brincar inclusivo proporciona uma melhor compreensão e elaboração da situação de exceção que a criança vive no hospital, d) o lúdico possibilita à criança representar sua realidade sócio-cultural no contexto de hospitalização, e) a brinquedoteca móvel contribui como veículo de inclusão e autonomia para a criança, dentro e fora do contexto institucional. | pt |
dc.format.extent | 213 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | O brincar inclusivo: espaço de autonomia para crianças hospitalizadas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-213-reis.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.