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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143593
Título: 
A aprendizagem do educando para a leitura do mundo
Autor(es): 
David, Hellen Costa
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
Introdução: Nossa sala de aula está inserida na Associação filantrópica de proteção aos cegos, em que as atividades em sala de aula foram direcionadas de acordo com a realidade e o nível de conhecimento vivenciado pelos alunos,subsidiados pelos princípios e concepções construtivas de Paulo Freire, visando a interação do sujeito com o meio, ocorre como agente mediador da linguagem para que se concretize a aprendizagem, pois o ideário da educação popular é a valorização do diálogo, da participação juntamente com a consideração do educando como sujeito portador do saber, que devem ser reconhecidos . Objetivos: erar o diálogo entre o educador,educando e o objeto de conhecimento, vinculado a reconhecer a aprendizagem como um processo gradativo em que valoriza o conhecimento de mundo adquirido pelos alunos, fazendo-se construtores de seu próprio conhecimento. Métodos: ara uma melhor compreensão das atividades, foi necessárias as utilizações das concepções de Paulo Freire, em que o educador popular parte dos princípios construtivistas para alfabetizar, em que este processo, implica em interagir sobre o objeto, pois não basta fazer uma análise superficial da questão, requer o ato de descobrir e construir, inserindo conteúdos pessoais e sócio-culturais para que ocorra a aprendizagem.Algo deve ser feito para que o(a) educando possa ampliar seus referenciais do mundo e trabalhar, simultaneamente com todas as linguagens, para valorizar o(a) educando(a) como uma pessoa inteira, com sua afetividade, suas percepções, seus sentidos, sua crítica, sua criatividade e etc,pois o intuito é proporcionar uma formação cidadã e crítica fortalecendo a auto-estima. Resultados: om o desenvolver das aulas obteve-se uma progressão, em que os alunos compreenderam os objetivos propostos pelas atividades, sendo valorizado de forma ampla a leitura e a escrita, despertando o interesse na composição de portadores de textos (contos, romances, artigos de jornais, etc) e principalmente adquirir o habito da leitura, mas com um olhar crítico e sensato da sociedade.
Data de publicação: 
2005
Citação: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 042
Duração: 
042
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Fonte: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143593
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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