You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDavid, Hellen Costa-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:11Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:05Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:11Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:05Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 042-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143593-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143593-
dc.description.abstractIntrodução: Nossa sala de aula está inserida na Associação filantrópica de proteção aos cegos, em que as atividades em sala de aula foram direcionadas de acordo com a realidade e o nível de conhecimento vivenciado pelos alunos,subsidiados pelos princípios e concepções construtivas de Paulo Freire, visando a interação do sujeito com o meio, ocorre como agente mediador da linguagem para que se concretize a aprendizagem, pois o ideário da educação popular é a valorização do diálogo, da participação juntamente com a consideração do educando como sujeito portador do saber, que devem ser reconhecidos . Objetivos: erar o diálogo entre o educador,educando e o objeto de conhecimento, vinculado a reconhecer a aprendizagem como um processo gradativo em que valoriza o conhecimento de mundo adquirido pelos alunos, fazendo-se construtores de seu próprio conhecimento. Métodos: ara uma melhor compreensão das atividades, foi necessárias as utilizações das concepções de Paulo Freire, em que o educador popular parte dos princípios construtivistas para alfabetizar, em que este processo, implica em interagir sobre o objeto, pois não basta fazer uma análise superficial da questão, requer o ato de descobrir e construir, inserindo conteúdos pessoais e sócio-culturais para que ocorra a aprendizagem.Algo deve ser feito para que o(a) educando possa ampliar seus referenciais do mundo e trabalhar, simultaneamente com todas as linguagens, para valorizar o(a) educando(a) como uma pessoa inteira, com sua afetividade, suas percepções, seus sentidos, sua crítica, sua criatividade e etc,pois o intuito é proporcionar uma formação cidadã e crítica fortalecendo a auto-estima. Resultados: om o desenvolver das aulas obteve-se uma progressão, em que os alunos compreenderam os objetivos propostos pelas atividades, sendo valorizado de forma ampla a leitura e a escrita, despertando o interesse na composição de portadores de textos (contos, romances, artigos de jornais, etc) e principalmente adquirir o habito da leitura, mas com um olhar crítico e sensato da sociedade.pt
dc.format.extent042-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleA aprendizagem do educando para a leitura do mundopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-042-david.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.