Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | David, Hellen Costa | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:11Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:05Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:11Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:05Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 042 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143593 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143593 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Nossa sala de aula está inserida na Associação filantrópica de proteção aos cegos, em que as atividades em sala de aula foram direcionadas de acordo com a realidade e o nível de conhecimento vivenciado pelos alunos,subsidiados pelos princípios e concepções construtivas de Paulo Freire, visando a interação do sujeito com o meio, ocorre como agente mediador da linguagem para que se concretize a aprendizagem, pois o ideário da educação popular é a valorização do diálogo, da participação juntamente com a consideração do educando como sujeito portador do saber, que devem ser reconhecidos . Objetivos: erar o diálogo entre o educador,educando e o objeto de conhecimento, vinculado a reconhecer a aprendizagem como um processo gradativo em que valoriza o conhecimento de mundo adquirido pelos alunos, fazendo-se construtores de seu próprio conhecimento. Métodos: ara uma melhor compreensão das atividades, foi necessárias as utilizações das concepções de Paulo Freire, em que o educador popular parte dos princípios construtivistas para alfabetizar, em que este processo, implica em interagir sobre o objeto, pois não basta fazer uma análise superficial da questão, requer o ato de descobrir e construir, inserindo conteúdos pessoais e sócio-culturais para que ocorra a aprendizagem.Algo deve ser feito para que o(a) educando possa ampliar seus referenciais do mundo e trabalhar, simultaneamente com todas as linguagens, para valorizar o(a) educando(a) como uma pessoa inteira, com sua afetividade, suas percepções, seus sentidos, sua crítica, sua criatividade e etc,pois o intuito é proporcionar uma formação cidadã e crítica fortalecendo a auto-estima. Resultados: om o desenvolver das aulas obteve-se uma progressão, em que os alunos compreenderam os objetivos propostos pelas atividades, sendo valorizado de forma ampla a leitura e a escrita, despertando o interesse na composição de portadores de textos (contos, romances, artigos de jornais, etc) e principalmente adquirir o habito da leitura, mas com um olhar crítico e sensato da sociedade. | pt |
dc.format.extent | 042 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | A aprendizagem do educando para a leitura do mundo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-042-david.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.