Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Francisco, Marcos Vinicius | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Denise Ivana de Paula | - |
dc.contributor.author | Arantes, Angela da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:12Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:05Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:12Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:05Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 049 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143597 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143597 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Sabe-se que a Educação Física é capaz de contribuir para o processo de construção dos conhecimentos, e da formação cultural pautado na autonomia e na emancipação do sujeito ético e moral, ao apropriar-se dos elementos da cultura corporal/movimento os alunos poderão enxergar-se como sujeitos pertencentes a um processo histórico, que nunca foi e nem será estático. Objetivos: O trabalho faz parte de um projeto de extensão universitária do curso de Educação Física da FCT/UNESP, iniciado em 2005, na EMEIF Prof.“Ocyr Azevedo”, município de Presidente Prudente-SP, que tem como meta promover à interação da teoria a prática nas aulas de Educação Física, através da vivência no contexto educacional, bem como, oferecer aos alunos desta escola a oportunidade de participarem das aulas com futuros profissionais da área, visto que as mesmas eram ministradas por professores polivalentes. Não pretendemos culpá-los ou criticá-los por agirem ou não de uma determinada maneira, mas mostrar-lhes que são agentes sociais e que possam assim, refletir sobre suas práticas que são determinadas culturalmente. Métodos: Desenvolvemos com os alunos das 3as e 4as séries, atividades, jogos, brincadeiras, músicas, debates e confecções de trabalhos, que dessem conta de fazê-los refletir acerca da importância das aulas de Educação Física no que tange a cultura corporal/movimento. Resultados: Percebeu-se que os resultados obtidos com as mais de 150 crianças foram satisfatórios, visto que nos debates e produções por escrito, as mesmas foram capazes de argumentar sobre seus pontos de vista com certo grau de criticidade, além de terem participado ativamente das aulas propostas com grande empenho e satisfação. Nas conversas com os pais, professores e direção escolar ficaram evidentes a satisfação por parte dos mesmos, com relação à qualidade das aulas que vinham sendo ministradas no projeto. Sendo assim, devemos referir que a Educação Física é uma disciplina fundamental para o processo de ensino/aprendizagem, e que quando bem trabalhada alcança seus objetivos propostos. | pt |
dc.format.extent | 049 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | A educação física de 3ª e 4ª séries: experiência com sucesso | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-049-francisco.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.