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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143598
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Reina, Caio Domingues | - |
dc.contributor.author | Salomão, Silvely Nogueira de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:12Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:05Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:12Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:05Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 051 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143598 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143598 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O Projeto EMBrasilNovo(Ensino de Matemática no Brasil Novo) visa complementar o ensino de matemática dos alunos no Bairro Brasil Novo e seus circunvizinhos da cidade de Presidente Prudente. Objetivos: Um dos principais fatores da exclusão social é a baixa escolaridade da população. Os mapas de inclusão/exclusão social de Presidente Prudente enfatizam fortemente a exclusão social que sofrem os bairros atendidos pelo Projeto EMBrasilNovo. Busca-se contribuir para a diminuição da evasão escolar através de plantões de dúvidas para alunos de 5a. até a 8a. série do Ensino Fundamental e conseqüentemente, com a exclusão social. Métodos: As crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem da disciplina de matemática têm a disposição aulas ministradas por um discente bolsista PROEX no Projeto Bethel Mão Amiga, situado no Bairro Brasil Novo. O Projeto Bethel Mão Amiga atende 160 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que estejam matriculados em uma instituição de educação básica municipal ou estadual e que residam em um dos oito bairros de atendimento do projeto, prestando serviços educativos e assistenciais. O discente (bolsista) desenvolve aulas expositivo-teóricas como forma de expor os conceitos matemáticos que são trabalhados através de atividades diferenciadas da forma tradicional em que são propostos exercícios que desafiem os alunos e motivem o interesse pela disciplina. Resultados: O Projeto EMBrasilNovo se iniciou em março deste ano e já se observa que as crianças além de melhorarem suas notas na escola, começaram a ver a matemática com uma visão diferente, em que seus desafios podem proporcionar a elas o exercício do pensar invés de usar repetições mecânicas em resolução de problemas matemáticos. | pt |
dc.format.extent | 051 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | A matemática como fator de inclusão/exclusão social | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-051-reina.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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