You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaccio, Neide Barrocá-
dc.contributor.authorCouto, Hilderney Tancredo Zapf-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:12Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:05Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:12Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:05Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143599-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143599-
dc.description.abstractIntrodução: O Projeto Museu/Universidade: A Extroversão do Conhecimento insere-se na área de Ciências Humanas e sua proposta abrange dois eixos temáticos: Difusão do Conhecimento e Atividades Artístico-Culturais, especificamente nas áreas de Arqueologia Pré-Colonial do Brasil, Etnologia e Etnohistória. Esse projeto teve início no ano 2000. Objetivos: Os objetivos do projeto em epígrafe são cadastrar, analisar e promover curadoria do acervo arqueológico do Museu do Índio de Iepê, SP, montar exposições permanentes e itinerantes sobre a história e a préhistória dos índios do Oeste Paulista, montar kits didáticos com peças arqueológicas para que os alunos do Ensino Médio e Fundamental possam manusear durante aulas práticas, manter monitor e funcionários do Museu preparados para o acompanhamento das aulas práticas, pois eles são multiplicadores da divulgação do conhecimento produzido na Universidade, realizar oficina de cerâmica utilizando a técnica da oleira guarani e cursos de atualização para atender professores do Ensino Fundamental e Médio, elaborar material didático para o Ensino Fundamental e Médio como revistas educativas, textos, CD-ROM e promover visitas monitoradas para a comunidade em geral. Métodos: O projeto em epígrafe desenvolve atividades variadas, portanto as metodologias são variadas. Para cadastrar, analisar e promover curadoria do acervo arqueológico do Museu do Índio de Iepê, SP está sendo utilizada metodologia desenvolvida por Faccio, 1999. Para montar exposições e Kits didáticos tem-se buscado a experiência obtida durante a realização das pesquisas arqueológicas aliado aos interesses da comunidade. A atualização do monitor e funcionários do Museu é realizada mediante leituras e discussão em grupo. Os cursos e oficinas destinados aos professores visam o preparo dos mesmos para que esses possam ser multiplicadores do conhecimento em sala de aula. A elaboração de materiais didáticos é realizada a partir das dificuldades ou lacunas de conhecimento notadas durante as visitas monitoradas ou reivindicação dos professores que buscam assessoria junto a esse projeto. As assessorias são realizadas de forma presencial na FCT-UNESP ou por e-mail. Resultados: O Projeto tem propiciado a um grande número de professores do Ensino Fundamental e Médio e aos funcionários do Museu, cursos de atualização referentes ao que se produz na Universidade de conhecimento nas áreas de Arqueologia Pré-Colonial do Brasil, Etnoarqueologia, e Etnohistória.pt
dc.format.extent022-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleA universidade e a extroversão do conhecimento nas áreas de arqueologia pré-colonial do Brasil, etnoarqueologia e etnohistóriapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-022-faccio.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.