Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bardy, Lívia Raposo |Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:13Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:06Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:13Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:06Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 059 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143607 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143607 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o computador, vem sendo utilizadas como ferramentas potencializadoras para a Inclusão Social e Digital de Pessoas com Deficiência (PD), bem como para o aflorar de habilidades. Este relato refere-se a um projeto desenvolvido em um Laboratório Computacional (LC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente, que tem o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Neste trabalho, são atendidas aproximadamente trinta (30) PD, de diferentes patologias, tais como: Deficiência Física, Deficiência Mental, Atraso Cognitivo. Além disso, é feito um acompanhamento com uma Sala Especial de uma Escola da Rede Regular de Ensino, a qual dirige-se semanalmente ao LC da FCT/Unesp que possui alunos com Deficiência Mental e outras Síndromes. Objetivos: O objetivo do trabalho é o de viabilizar a Inclusão destas PD tanto digitalmente quanto socialmente, bem como explorar as habilidades e assim buscar melhores possibilidades no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e até educacional. Métodos: A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades são os Projetos de Trabalho e as TIC como ferramenta potencializadora do ensino e aprendizagem, sendo abordadas de maneira Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), para que sejam despertadas as habilidades e competências de cada aluno. A escolha pela metodologia Projetos de Trabalho baseou-se no fato de acreditarmos que o ritmo dos alunos é respeitado, possibilitando o interesse de cada educando para que a aprendizagem seja alcançada de maneira efetiva. Assim um ambiente CCS será realmente proporcionado, ou seja, o aluno fará uso do computador como uma ferramenta para a construção do conhecimento partindo de suas vivências e desejos. Para o desenvolvimento das atividades com os alunos são utilizados os recursos da Internet, o uso de Softwares educacionais diversificados, e outros auxílios disponibilizados pelo computador. Resultados: Com este trabalho, resultados importantes foram alcançados como a efetiva alfabetização de uma aluna que por ter dificuldades de enxergar o computador facilitou e ainda facilita sua aprendizagem, a alfabetização através do computador de uma outra aluna acompanhada que não havia freqüentado nenhuma escola ou instituição, a Inclusão Escolar de uma outra aluna, e principalmente a Inclusão Social da maioria de nossos alunos, que não teriam ocorrido se não tivessem o computador como uma ferramenta até mesmo de comunicação com o mundo, já que alguns deles não falam, não andam, não escutam. | pt |
dc.format.extent | 059 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática e Computação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-059-bardy.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.