You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143607
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBardy, Lívia Raposo |Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:13Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:06Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:13Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:06Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 059-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143607-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143607-
dc.description.abstractIntrodução: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o computador, vem sendo utilizadas como ferramentas potencializadoras para a Inclusão Social e Digital de Pessoas com Deficiência (PD), bem como para o aflorar de habilidades. Este relato refere-se a um projeto desenvolvido em um Laboratório Computacional (LC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente, que tem o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Neste trabalho, são atendidas aproximadamente trinta (30) PD, de diferentes patologias, tais como: Deficiência Física, Deficiência Mental, Atraso Cognitivo. Além disso, é feito um acompanhamento com uma Sala Especial de uma Escola da Rede Regular de Ensino, a qual dirige-se semanalmente ao LC da FCT/Unesp que possui alunos com Deficiência Mental e outras Síndromes. Objetivos: O objetivo do trabalho é o de viabilizar a Inclusão destas PD tanto digitalmente quanto socialmente, bem como explorar as habilidades e assim buscar melhores possibilidades no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e até educacional. Métodos: A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades são os Projetos de Trabalho e as TIC como ferramenta potencializadora do ensino e aprendizagem, sendo abordadas de maneira Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), para que sejam despertadas as habilidades e competências de cada aluno. A escolha pela metodologia Projetos de Trabalho baseou-se no fato de acreditarmos que o ritmo dos alunos é respeitado, possibilitando o interesse de cada educando para que a aprendizagem seja alcançada de maneira efetiva. Assim um ambiente CCS será realmente proporcionado, ou seja, o aluno fará uso do computador como uma ferramenta para a construção do conhecimento partindo de suas vivências e desejos. Para o desenvolvimento das atividades com os alunos são utilizados os recursos da Internet, o uso de Softwares educacionais diversificados, e outros auxílios disponibilizados pelo computador. Resultados: Com este trabalho, resultados importantes foram alcançados como a efetiva alfabetização de uma aluna que por ter dificuldades de enxergar o computador facilitou e ainda facilita sua aprendizagem, a alfabetização através do computador de uma outra aluna acompanhada que não havia freqüentado nenhuma escola ou instituição, a Inclusão Escolar de uma outra aluna, e principalmente a Inclusão Social da maioria de nossos alunos, que não teriam ocorrido se não tivessem o computador como uma ferramenta até mesmo de comunicação com o mundo, já que alguns deles não falam, não andam, não escutam.pt
dc.format.extent059-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiênciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática e Computação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-059-bardy.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.