Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Goulardis, Juliana Barbosa | - |
dc.contributor.author | Chiarelli, Dayany Nascimento | - |
dc.contributor.author | Bofi, Tânia Cristina | - |
dc.contributor.author | Mastroanni, Edelvira de Castro Quintanilha | - |
dc.contributor.author | Saita, Leila Suzuki | - |
dc.contributor.author | Cruz, Marcos Leão da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:14Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:07Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:14Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:07Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 191 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143611 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143611 | - |
dc.description.abstract | Desenvolvimento são contínuas alterações que ocorrem no individuo, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do individuo e as condições do ambiente. A impossibilidade da ação corporal provocada pela ocorrência de uma deficiência psicomotora, interferem negativamente no desenvolvimento e no crescimento infantil. Com isto, acreditamos na contribuição da reeducação psicomotora em crianças portadoras de necessidades especiais e que apresentam dificuldade de aprendizagem. ste trabalho tem como propósitos: avaliar o desenvolvimento psicomotor de crianças portadoras de necessidades, realizar um programa de reeducação psicomotora, observar e relatar o desenvolvimento psicomotor dessas crianças antes e após um programa de reeducação, desenvolvido no Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas da FCT/UNESP. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: avaliações do desenvolvimento psicomotor, baseadas na Escala de Desenvolvimento Motor - EDM (ROSA NETO, 2001) e no Inventário Portage Operacionalizado (WILLIAMS E AIELLO, 2001), entrevistas com as mães ou responsáveis, a fim de coletar o histórico de vida das crianças. Através do Inventário Portage Operacionalizado crianças de dois a seis anos de idade foram avaliadas quanto às cinco categorias do desenvolvimento: desenvolvimento motor, cognição, socialização, linguagem e auto-cuidados, cada uma com suas provas específicas. A EDM foi utilizada com crianças com idade acima de seis anos e avalia os seguintes aspectos: esquema corporal, coordenação dinâmica geral, equilíbrio, coordenação dinâmica das mãos, rapidez e estrutura espaço-temporal. Estão inseridas neste projeto 30 crianças com idade entre três a 13 anos, destas 12 são meninas e 18 meninos, portadoras de algum tipo de necessidade especial. Segundo a análise dos dados 7 crianças possuem TDAH, 6 Síndrome de Down, 5 Paralisia Cerebral, 5 Deficiência Mental, 2 Hidrocefalia, 2 Sequela de Meningite, 1 Citomegalovírus, 1 Síndrome de West, 1 Síndrome de Kabouch, 1 Síndrome de Cohen, 1 Síndrome do X Frágil e 1 Síndrome do Alcoolismo Fetal. As avaliações evidenciaram que todas estas apresentaram déficits psicomotores generalizados e após a prática de jogos e brincadeiras demonstraram avanços envolvendo motricidade, cognição, socialização, linguagem e afetividade. Conclusão: A criança é um ser único e deve ser respeitada com suas limitações e características próprias. Há que se valorizar todo seu potencial, além das sensações captadas pela criança e a motivação que se estabelece para a interação com o ambiente. Essas medidas podem possibilitar um desenvolvimento infantil quando uma deficiência se faz presente. | pt |
dc.format.extent | 191 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | Atividades psicomotoras e a criança especial | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fisioterapia, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-191-goulardis.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.