Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143620
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Juliana Domingos | - |
dc.contributor.author | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:08Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:08Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 073 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143620 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143620 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Entende-se por “deficiência” toda dificuldade que comprometa e limite uma pessoa a executar tarefas de seu cotidiano, dentre estas, a sua capacidade laborativa. Ela pode ser adquirida no decorrer da vida, por acidente ou doenças, ou desde o nascimento, devido problemas genéticos ou de gravidez da mãe. Embora qualquer pessoa esteja sujeita a adquirir uma deficiência ou ter familiares e ou amigos acometidos por ela, a sociedade ainda tem um comportamento discriminatório para com as pessoas com deficiência (mental, física, visual, auditiva). Objetivos: Analisar como ocorre a inclusão de pessoas com Deficiência Mental (D.M.), visando a prática do professor e sua contribuição para os desenvolvimentos cognitivos, sociais e afetivos, potencializando sua inclusão social, digital e escolar. Métodos: A metodologia utilizada é o estudo de casos que consiste na observação e também as entrevistas com os pais, professores e alunos. Será utilizado o acompanhamento a partir das observações diretas no espaço físico do Laboratório de Tecnologia e Educação (LTE) da FCT/Unesp de Presidente Prudente/SP (onde 13 Pessoas com Necessidades Especiais com as patologias: Síndrome de Down, Paralisia Cerebral (P.C.), D. M., Trissomia no 14p, entre outras, são acompanhadas por estudantes de licenciatura em Pedagogia e Matemática), em atividades contextualizadas, usando o computador na construção das mesmas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) são ferramentas potencializadoras servindo como material “didático”, que incentiva o processo das múltiplas inteligências, utilizamos softwares de jogos pedagógicos como: Creative Writer, Mimocas e sites educativos que incentivam o processo de aprendizagem, pois é baseado nas observações que o estudo se estende, tendo como material de apoio à pesquisa bibliográfica. No acompanhamento da escola regular observamos como está sendo o desenvolvimento dos alunos e como o professor está agindo perante a inclusão, assim analisamos de duas formas. Além da sala especial, temos uma pessoa denominada J., de 31 anos com P.C., e que atualmente não freqüenta escola regular, portanto as atividades construídas visam estimular a escrita, por meio do uso do computador. Resultados: Salientasse uma grande possibilidade de inclusão, já que está ocorrendo um melhor desenvolvimento cognitivo em sua aprendizagem intelectual, isso na sala especial. Já com J., na escrita percebe-se que ele está conseguindo realizar um pouco melhor, pois começou a desenvolver atividades que aguçam a sua aprendizagem. Contudo, espera-se que com o uso das TIC’s, o desenvolvimento do aluno possa ser melhor, dando possibilidade do mesmo ser incluído nas salas regulares e ter o mesmo desempenho, e as mesmas possibilidades de enfrentar a sociedade. | pt |
dc.format.extent | 073 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | Deficiência mental: como incluir sem excluir | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática e Computação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-073-ferreira.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.