You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDomingues, Ana Paula Pereira-
dc.contributor.authorMastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:10Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:10Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 119-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143636-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143636-
dc.description.abstractNa Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente é significativa a parcela de alunos que, por apresentarem uma considerável defasagem de aprendizagem, são reprovados após quatro anos de escolaridade. A Secretaria Municipal de Educação, tendo como compromisso recuperar a trajetória dos alunos em situação de defasagem da aprendizagem, elaborou o Projeto de Recuperação de Ciclo na tentativa de possibilitar avanços reais, reintegrando os alunos no percurso regular do Ensino Fundamental. Considerando que estas crianças possuam carências de estímulos corporais e ambientais, elaborou-se um programa. Avaliar e intervir no desenvolvimento psicomotor das crianças inseridas no programa. Para o procedimento da coleta de dados, utilizou-se a avaliação do desenvolvimento psicomotor, baseado nas provas descritas por Picq & Vayer (1987), que se exprimem em faixas etárias do desenvolvimento psicomotor da criança. Através desta, foram avaliados os seguintes elementos que influenciam no desenvolvimento de coordenação das mãos, esquema corporal, organização latero-espacial, dominância lateral, rapidez e estruturação espaço-tempo. A avaliação teve caráter diagnostico, com objetivo de detectar e orientar a escolha dos procedimentos a serem utilizados durante a intervenção pedagógica. Foram avaliadas um total de 40 crianças. A media da idade cronológica das crianças correspondeu a 10 anos, já a media da idade psicomotora foi de 08 anos, caracterizando assim um déficit de 02 anos no perfil psicomotor destas crianças. Baseado nestes resultados iniciou-se a intervenção com atividades lúdico recreativas dando prioridade ao esquema corporal, onde foi o maior índice de dificuldades apresentados pelas crianças. As atividades envolvem movimentos corporais de maneira ampla e dinâmica. O uso de diversos materiais como cordas, bolas, arcos, jornais estão sendo utilizados acreditando assim, poder estar contribuindo e enriquecendo a cultura corporal destas crianças. As atividades são realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora por aula. O programa está em fase de desenvolvimento das atividades. Foram realizados dois meses de atividades e faltam mais dois meses para elas passarem por uma reavaliação para podermos identificar se houve avanços nos déficits motores apresentados no inicio do programa.pt
dc.format.extent119-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titlePrograma de avaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças inseridas no projeto de recuperação de ciclo da secretaria municipal de ensino de Pres. Prudentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-119-domingues.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.