You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChinchio, Ana Claudia-
dc.contributor.authorNogueira, José Roberto-
dc.contributor.authorNogueira, Maria do Socorro de Araujo Maia-
dc.contributor.authorSantiago, Viviane Sampaio-
dc.contributor.authorSouza, Willian Casari de-
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Pires da-
dc.contributor.authorPardo, Suellen Ribeiro-
dc.contributor.authorBarostich, Rafael Fernando-
dc.contributor.authorKlaiber, Michelle Andrade-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:10Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:10Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 122-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143637-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143637-
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos os resultados de algumas observações e intervenções realizadas durante o projeto vinculado ao Programa de Monitoramento da disciplina de Matemática, uma parceria do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da FCT/Unesp, coordenado pelo professor Dr. José Roberto Nogueira, com a escola estadual Professor Miguel Omar Barreto . O projeto abriga sub-projetos que trabalham aspectos relacionados ao ensino dentro da escola. Segue uma relação dos sub-projetos vinculados, com suas características - Clube da Revistinha, incentiva a leitura, Flautomar, ensino de flauta, Dançomar, aulas de dança, Artemática, trabalha a interdisciplinaridade, Treinamento em xadrez, estimula o raciocínio lógico formal através de aulas de xadrez, Plantomar, plantão de dúvidas de matemática e física, Cursomar, preparação para vestibular, Grupo de Apoio, trabalha com as dificuldades dos alunos, Teatromar, grupo de teatro, Grupo de Estudos de Matemática, prepara alunos para as olimpíadas. Resgatar a cidadania, recuperando a auto-estima das crianças, propiciando alegria e entusiasmo nas aulas. O projeto possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças através de problemáticas (envolvendo lógica), e outras atividades que lhes permitem trabalhar em grupo, neste momento as crianças necessitam criar seus próprios argumentos e expressá-los, para que os demais aceitem suas opiniões, e vice-versa, esta troca de opiniões propicia um ambiente de cidadania, colaborando na formação dos alunos também quanto cidadão. Assim as crianças tornam-se mais autônomas e competentes. As atividades deste projeto são desenvolvidas in loco, durante o ano letivo, em horários diferentes aos das aulas regulares. Cada uma dessas atividades é monitorada por um aluno do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/Unesp. Todos os alunos da escola podem participar, basta demonstrar interesse e disciplina, o projeto não pode atrapalhar o rendimento escolar, ao contrário, deve trazer benefícios. Todo o trabalho realizado proporcionou aos alunos chances e oportunidades de complementar seu aprendizado na disciplina de matemática e melhorar a sua formação como cidadão através das outras atividades de recreação e cultura, e, aos monitores proporcionou a oportunidade de vivenciar o cotidiano da sala de aula enriquecendo a formação acadêmica.pt
dc.format.extent122-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titlePrograma de monitoramento da disciplina de matemáticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática e Computação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-122-chinchio.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.