You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Alessandra Silva de-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:11Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:21Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:11Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 148-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143647-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143647-
dc.description.abstractresumo ora apresentado tem por principal objetivo destacar os resultados da pesquisa efetuada a partir do apoio obtido junto ao Programa de Auxílio ao Estudante (PAE), e da necessidade de entender o processo de formação das cidades, sua organização, suas formas de gestão, a questão imobiliária e as relações sociais que se dão na mesma. partir disso focou-se o processo de favelização na cidade de São Paulo, especificamente o caso da Favela Autódromo no bairro de Interlagos e a segregação sócio-espacial que se dá na mesma, assim revisitando o conceito de favela entendido apenas como processo de ocupação de solo não regulamentado em área municipal, estadual ou particular, mas já analisado também como um processo de exclusão social. omo principais fontes para o desenvolvimento desta pesquisa e entendimento do processo de favelização e da exclusão, foram utilizados dados sobre o surgimento do bairro, abertura e atividades do Autódromo José Carlos Pace, bem como dados da Secretaria da Habitação e da Secretaria da Ação Social, permitindo assim o cruzamento das informações para maior compreensão dos mesmos. través dos dados coletados verificaram-se as intervenções realizadas na Favela Autódromo por gestão administrativa desde melhorias, urbanização até a construção dos Conjuntos Habitacionais CINGAPURA. Destas intervenções realizadas na favela algumas são de grande importância para a população como, por exemplo, o projeto urbanístico que foi discutido com os moradores quadra por quadra, a implantação da infra-estrutura de saneamento básico pela SABESP, o abastecimento de água individualizado o que antes era feito por poços coletivos, entre outras. Tudo isso permitiu a compreensão do processo de favelização e modificações do uso do solo urbano no bairro de Interlagos e através do Mapa da Vulnerabilidade Social verificou-se as mais diversificadas formas de exclusão desde cultura, lazer, saúde, educação, etc. Os dados obtidos demonstram a tentativa de maquiar a realidade local dando a falsa sensação de acessibilidade nas famílias que necessitam deste espaço para realizar suas relações sociais.pt
dc.format.extent148-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleSegregação sócio-espacial: o processo de favelização na cidade de são paulo/sp- o caso da favela autódromo no bairro de interlagospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-148-souza.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.