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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143673
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dc.contributor.authorBeltramello, Carlos Augusto de Faria-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:15Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:15Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 136-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143673-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143673-
dc.description.abstractEm geral os alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentam certa dificuldade para visualizar a parte microscópica da química devido à ausência de referenciais que os ajudem nesse esforço de abstração. Isso gera um grande problema para o entendimento por parte dos alunos do conceito de átomos e elementos químicos, e conseqüentemente dificuldades em distinguir substâncias simples e compostas. Via de regra, a constituição da matéria é abordada no final do Ensino Fundamental e no começo do Ensino Médio, a partir dos fenômenos associados à ocorrência de reações químicas. Inevitavelmente, porém, o enfoque acaba por ser transferido, mais ou menos rapidamente, para o nível microscópico, e o aprendizado é construído em cima de um formalismo e de uma linguagem simbólica e matemática, com amplo uso de fórmulas, estruturas, números e equações. Essa linguagem constitui um problema sério para discentes acompanharem esta disciplina, devido às seguintes razões: a natureza abstrata e não intuitiva dos conceitos envolvidos, incompatível com o caráter eminentemente sensorial do aprendizado dos estudantes nessa faixa etária, a necessidade de interligar os diferentes níveis de visão da realidade examinada, a saber, microscópico e macroscópico, e por fim, a linguagem e a simbologia utilizada e desenvolvidas por (e para) profissionais já familiarizados com tais conceitos. Esses problemas geram uma fraca percepção da natureza corpuscular e descontinua da matéria que se arrasta por todo percurso educacional, prejudicando a compreensão de noções subseqüentes. Por essa razão neste trabalho, propôs-se o uso de bolinhas de isopor de cores e tamanhos diferentes montadas em estruturas para representar as entidades constituintes das substâncias proporcionando um contato macroscópico para a construção de modelos moleculares. A metodologia foi dividida em três partes: apresentação aos alunos das estruturas das bolinhas e familiarização com as suas características, representação das estruturas na lousa feita pelos alunos, inicialmente esquemática, discussão das representações utilizando a tabela periódica para ilustrar as ligações químicas e por ultimo a associação com os conceitos de átomos, elementos químicos, entidade constituinte, substância simples e composta. Em uma avaliação aplicada após a aula verificou-se que 94% dos alunos assimilaram o conteúdo abordado enquanto 6 % o conseguiram parcialmente. Os alunos participaram da aula com entusiasmo, demonstrando um grande interesse na metodologia apresentada.pt
dc.format.extent136-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleUma nova abordagem para o aprendizado e ensino da químicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-136-beltramello.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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