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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143684
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ishi, Thaís Harumi | - |
dc.contributor.author | Cisternas Muñoz, Gabriela Ortega | - |
dc.contributor.author | Bales, Alessandra Martins | - |
dc.contributor.author | Gomes, Fernanda Baldo | - |
dc.contributor.author | Pazinatto, Carolina Simeão | - |
dc.contributor.author | Gige, Tatiana Cristina | - |
dc.contributor.author | Silva, Amanda Pinter Carvalheiro da | - |
dc.contributor.author | Santis, Clara Lima de | - |
dc.contributor.author | Stamato, Larissa Squarize | - |
dc.contributor.author | Cyrino, Eliana Goldfarb | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:29Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:17Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:29Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:17Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 054 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143684 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143684 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O projeto de Alfabetização de Adultos, existente na Faculdade de Medicina de Botucatu desde 1993, surgiu pela necessidade de os acadêmicos interagirem com a comunidade, de modo a obter maior consciência sobre as necessidades sociais no tocante á educação em saúde. Objetivos: A inserção social daqueles que não tiveram oportunidade de estudar e a formação de profissionais médicos mais atentos à realidade do país são as grandes lutas desse projeto de Extensão Universitária. Métodos: As aulas são ministradas duas vezes por semana por três professores ao dia, em uma creche municipal no período noturno e têm a duração de duas horas cada. Utiliza-se a abordagem de alfabetização de Paulo Freire. Assim sendo, trabalha-se com leitura e atividades voltadas para o enriquecimento de informações sobre questões sociais e valorização da cultura, estabelecendo, pois, um diálogo entre os saberes popular e acadêmico. Acontecem reuniões semanais entre os acadêmicos voluntários para a elaboração de aulas e o acompanhamento do desempenho dos alunos, os quais têm entre 50 e 70 anos. Resultados: Observam-se, entre os alunos, o progresso no domínio da leitura e da escrita, uma maior consciência crítica sobre a realidade que os cerca e um melhor esclarecimento sobre assuntos relacionados à saúde. Tudo isso contribui para uma melhor preparação ao enfrentarem os problemas cotidianos, resultando numa melhor qualidade de vida.Já a troca de experiências, o diálogo permanente e o comprometimento social aprimoram a relação “médicopaciente” dos acadêmicos, os quais aprendem sobre os principais obstáculos concernentes à promoção e à prevenção da saúde na população idosa, por conseguinte, desenvolve-se uma linguagem apropriada para uma abordagem médica eficaz e duradoura. | pt |
dc.format.extent | 054 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | Alfabetização de adultos: um projeto de reinserção social | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-054-ishi.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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