You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendes, Amanda Sanches Astolfi-
dc.contributor.authorCampos, Luciana Maria Lunardi-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:20Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:33Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:20Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 109-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143706-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143706-
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos EJA - é de extrema importância, pois favorece a inclusão social, econômica e política de indivíduos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Nesta perspectiva, e tendo em vista a atual valorização do conhecimento científico e o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, a transmissão/apropriação de conhecimentos de Ciências Naturais se tornam indispensáveis à formação de cidadãos críticos e conscientes e à EJA. Contudo, o ensino de tais conhecimentos deve priorizar a contextualização dos mesmos e adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes aos interesses e necessidades dos alunos. Entretanto, muitos materiais didáticos utilizados são aqueles adotados para o ensino fundamental e médio, o que os torna distantes da realidade dos alunos adultos e inadequados. A partir da compreensão de que os materiais didáticos podem favorecer a apropriação significativa do saber por esses alunos, desenvolvemos o presente trabalho, que teve por objetivo a elaboração de materiais didáticos voltados para a EJA de primeira a quarta séries, enfocando o conteúdo de Ciências Naturais. Inicialmente, desenvolvemos ações, com o objetivo de diagnosticar a realidade e identificar recursos de ensino considerados como facilitadores no processo de aprendizagem. Para isto, realizamos observações em salas de aula da EJA de uma escola municipal da cidade de Botucatu, analisamos planos de ensino e elaborados/aplicados questionários aos alunos e aos professores das referidas salas. A partir da análise dos dados obtidos, definimos 04 temas: seres vivos, ambiente, saúde e corpo humano, a partir dos quais elaboramos e confeccionamos os seguintes materiais: orientações para aulas práticas, vídeos, roteiros de discussão, maquetes, painéis e cds. Os materiais estão, no momento, sendo apresentados aos alunos e professores e avaliados por meio de questionários. Com base nessas avaliações, eles poderão sofrer alterações para a produção da versão final, que será divulgada e disponibilizada aos grupos da comunidade local que atuam em projetos de EJA.pt
dc.format.extent109-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleO ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagempt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-109-mendes.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.