Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carrochano, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:21Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:21Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 105 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143716 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143716 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho refere-se a uma experiência vivenciada no segundo semestre de 2003 numa turma de educandos adultos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/PROEX) do campus de Rio Claro. O projeto visa atender sujeitos que ficaram à margem da escolarização básica, contribuir para a formação de educadores e sistematizar elementos que contribuam para a construção de metodologias de ensino e para a discussão em políticas públicas. O trabalho foi realizado na turma do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) a qual é composta por homens, funcionários desta empresa, que visam à certificação do Ensino Fundamental. Neste trabalho relatamos e analisamos atividades de leitura e discussão de textos diversos e sua contribuição para a escrita de cartas. conhecer, através de atividades de leitura, os diferentes tipos de textos enfocando, especialmente, o estudo de sua estrutura textual e gramatical, visando ampliar o trabalho de escrita de cartas. Lembramos que a escrita de cartas é recorrente como produção de texto em provas de certificação e como prática cultural entre adultos pouco escolarizados. realizamos um trabalho com leitura e discussão de textos literários (fábulas, poesias, contos e textos jornalísticos) no qual verificamos a estrutura dos mesmos. Em seguida, solicitamos que produzissem um texto na modalidade de carta. Cabe ressaltar que esta atividade ocorreu antes de uma explicação sobre a estrutura da carta, pois assim poderíamos identificar alguns conhecimentos e dificuldades dos educandos para, a partir destas informações, elaborar as atividades de ensino seguintes. Os educandos releram individualmente as cartas produzidas registrando os possíveis erros fazendo, em seguida, a socialização e discussão dos erros registrados. Durante a discussão, recorremos ao dicionário para identificar a grafia de algumas palavras. Após esta etapa do trabalho, conversamos sobre a estrutura de uma carta e solicitamos a reescrita da carta anterior. No decorrer das atividades foram escritas outras duas cartas. observamos um aperfeiçoamento quanto à organização textual do conteúdo e quanto aos protocolos formais na produção de uma carta. É importante destacar também que os educandos demonstraram uma melhor compreensão dos textos lidos nas demais disciplinas. | pt |
dc.format.extent | 105 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-105-carrochano.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.