You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMota, Clécia Soares de Alencar-
dc.contributor.authorRoncoletta, Juliana Gabriel Tamassia-
dc.contributor.authorSouza, César Bueno de-
dc.contributor.authorDenzin, Carolina-
dc.contributor.authorOliveira, Elizângela Souto de-
dc.contributor.authorRossi, Célia Regina-
dc.contributor.authorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de-
dc.contributor.authorMartins, Paula Maria Moreira-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:21Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:34Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:21Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 111-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143717-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143717-
dc.description.abstractEste trabalho é um relato de experiência que versa sobre a discussão da sexualidade proposta para uma turma de adultos, em classe de educação de jovens e adultos. A sexualidade é tema de discussão e preocupação na educação regular, mas pouco discutida na educação de jovens e adultos. O presente trabalho foi desenvolvido com adultos que participam do PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) da Unesp Campus de Rio Claro, no segundo semestre de 2004. A turma era composta por 6 educandos, sendo 5 mulheres e 1 homem. As discussões foram realizadas durante 2 meses, em encontros semanais, tendo duração de duas horas cada encontro. Oportunizar a abordagem de temas que são considerados tabu, oportunizar a abordagem de temas que requeiram esclarecimentos científicos, ampliar as noções sobre sexualidade focalizando os seus múltiplos aspectos biológicos, culturais e afetivos. Os encontros foram organizados conforme o envolvimento dos adultos com o tema da sexualidade. Ressalte-se que a estratégia de diálogo com a turma pautou, desde os primeiros contatos estabelecidos, a proposição das atividades, o levantamento dos temas, o encaminhamento dos procedimentos para as discussões e considerações coletivamente feitas ao final. No primeiro encontro foi apresentada aos educandos a idéia e proposta de trabalho. Os educandos concordaram com a proposta e seqüência do mesmo e, para iniciar as atividades, houve a realização de uma dinâmica, com a finalidade de investigar e discutir os conhecimentos prévio dos educandos. Num encontro seguinte, a intenção era investigar e conhecer o que os educandos pensavam sobre a sexualidade, através de questionário de múltipla escolha (sugestão dos educandos). Para enriquecer nossas discussões, em um dos encontros, que se seguiram, assistimos ao filme Num lago dourado , que tratava de temas como o envelhecimento, depressão, o medo da morte, relacionamento entre homem e mulher, relação entre pais e filhos e entre jovens e idosos. Durante os encontros os educandos colocavam suas dúvidas e relatavam suas experiências. As dúvidas mais freqüentes eram sobre o homossexualismo, pois para alguns educandos, o homossexualismo referia-se somente a relação afetiva entre dois homens, e que mulheres não poderiam ser consideradas como homossexuais. Baseando-se nos comentários feitos pelos participantes do trabalho pode-se considerar que este trouxe novas informações a respeito da sexualidade como um todo e especialmente na idade adulta. Não é possível afirmar que houve mudança na vida pessoal dos educandos após o trabalho, mas é possível prever, que outros modos de ver as relações pessoais e a sexualidade foram incorporados ao pensamento já existente por cada educando.pt
dc.format.extent111-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleO tema sexualidade em sala de EJA: uma abordagempt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-111-mota.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.