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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143718
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Danilla M. de-
dc.contributor.authorFracassi, Carla C.-
dc.contributor.authorSilva, Elaine R.-
dc.contributor.authorHencklein, Fabiana A.-
dc.contributor.authorBarros, Gislaine S.-
dc.contributor.authorConstantini, Joice P.-
dc.contributor.authorSatow, Marcela M.-
dc.contributor.authorEspósito, Mônica-
dc.contributor.authorPupin, Nadya C.-
dc.contributor.authorAngelis, Dejanira F. de-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:21Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:35Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:21Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 165-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143718-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143718-
dc.description.abstractO consumismo exacerbado, produzido pela industrialização nas últimas décadas, tem causado um crescente aumento de resíduos sólidos em todo o mundo. Este problema gera outros, tais como: esgotamento da capacidade de suporte dos lixões ou aterros, condições sub-humanas de trabalho (acarretando em danos à saúde dos catadores dos lixões) e diminuição da qualidade de vida da população em geral. Uma das maneiras de solucionar esta questão é mediante a conscientização das comunidades. Neste projeto enfocou-se as crianças, que são despertadas a agirem como agentes transformadores de opinião, levando os novos conhecimentos para suas famílias. As mudanças ocorridas pelo processo de aprendizagem, se bem trabalhadas pelos educadores, deverão ser permanentes. Com vista à formação de gestores ambientais mirins, iniciou-se um trabalho de educação ambiental com crianças de uma escola municipal de ensino fundamental, localizada em um bairro carente da periferia da cidade de Rio Claro. Além da consciência ecológica também é objetivo deste projeto trabalhar com as crianças a tolerância e a compreensão das diferenças e barreiras existentes entre os indivíduos. As aulas são semanais e ministradas em uma hora e meia, iniciando-se com uma atividade física musical seguida de uma dinâmica, na qual é utilizado um dado com frases incentivadoras de atitudes cooperativistas, logo após há uma parte elaborada semanalmente que engloba discussões sobre meio ambiente, trabalhos em grupo, atividades artísticas e audiovisuais, levando as crianças a vivenciar experiências transformadoras de conhecimentos. As aulas são desenvolvidas de maneira a buscar abordagens distintas daquelas encontradas na maioria das escolas. Além disso, as atividades visam direcionar os participantes a atingirem sua autonomia, estimulando suas decisões sobre a continuidade e o resultado das tarefas a eles apresentadas. As atividades desenvolvidas pelo projeto são realizadas nos horários inversos ao do período escolar trabalhando com dois grupos de alunos nos períodos matinal e vespertino, correspondendo assim a uma atividade extracurricular para as crianças. Os trabalhos ocorrem em uma biblioteca comunitária externa a área da escola. As crianças após participarem do projeto demonstram maior cuidado com o meio em que habitam, pois questionam sobre os materiais existentes nos terrenos baldios, além de apresentarem curiosidade sobre a composição dos produtos industrializados que eles utilizam em sua rotina. Outro fator comprovado na aprendizagem foi à alteração do comportamento, antes agressivo, indisciplinado ou apático, tornando-se mais atento, carinhoso, confiante e participativo.pt
dc.format.extent165-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titlePreserve o planeta terra reciclando: reconstruindo idéias sobre o meio ambiente com crianças de 8 a 11 anospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Bioquímica e Microbiologia, nstituto de Biociências (IBRC)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-165-oliveira.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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