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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardozo, Aline Steckelberg-
dc.contributor.authorSouza Neto, Samuel de-
dc.contributor.authorBenites, Larissa Cerignoni-
dc.contributor.authorSilva, Juliana de Souza-
dc.contributor.authorCamargo, Dair Aily Franco de-
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann-
dc.contributor.authorGovone, José Silvio-
dc.contributor.authorCorrêa Junior, José Firmino-
dc.contributor.authorSilva, Ilara Bellan e-
dc.contributor.authorSilva, Werter de Oliveira e-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:58:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:21Z-
dc.date.available2016-09-01T13:58:35Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:21Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 124-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143721-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143721-
dc.description.abstractO projeto Escola de Educadores, criado em 2003, teve como premissa aprofundar o conhecimento sócio-espiritu-cultural contemporâneo sobre a educação e ser um espaço significativo para pensar nas questões relacionadas às atividades docentes com criticidade, buscando também identificar as possibilidades de ações no campo pedagógico. Uma de suas metas é refletir, permitindo a troca de experiências e saberes com vista à formação de educadores. A proposta apresentada foi gerada por um grupo de professores, estudantes e profissionais da área não escolar que em 2004 formaram o curso A Fraternidade como Prática Pedagógica , propondo como sugestão a continuidade nesse ano. A educação para a paz em sua concepção mais original consiste no diálogo entre pessoas, disciplinas e projetos que coloquem no centro de sua atenção a humanização, passando pela fraternidade pedagógica. Assim, no enfoque da fraternidade como prática pedagógica se caminhou no sentido de olhar para dentro de si com o jogo do dado do amor e agora o que se pede é que o que foi construído anteriormente, de forma não sistematizada, seja sistematizado e canalizado na prática pedagógica das disciplinas, visando a sua práxis. aprofundar o Projeto Civilizador de Chiara Lubich e congregar pessoas interessadas em associar a educação para a paz com a espiritualidade da unidade nos projetos pedagógicos de suas escolas. Através da perspectiva da prática pedagógica individual, da pesquisa-ação, mas também cooperativa e solidária, visa trabalhar o diálogo operativo em sua dimensão afetivo-moral. Os resultados preliminares enfatizam a formulação de um novo jogo do dado do amor. As suas seis faces foram nomeadas de acordo com o tema A Arte de Amar , como: Amar a todos : querer bem a cada um, independente de raça, cor, gênero ou convicção religiosa. Amar por primeiro : não esperar que o outro tome a iniciativa, usar a criatividade, re-inventando possibilidades para aprofundar o relacionamento com o outro. Ver em cada um Alguém Especial : indica o limite sem limites da responsabilidade que temos em humanizar, educar. Fazer-se um : colocar-se no lugar do outro para entender a sua realidade. Amar o inimigo : talvez não tenhamos grandes inimigos, mas há alguém que nos parece antipático, de difícil relacionamento, amar é enfrentar a dificuldade, superando obstáculos. Amor recíproco : estabelecer o processo da reciprocidade, acreditar em mim e no outro, se relacionar de maneira a criar um universo harmonioso. Outro apontamento é que com esta perspectiva pode se desenvolver na forma de projetos procurando-se resgatar valores, gerir novos relacionamentos, envolver a comunidade escolar, reflexões, atividades e ações concretas.pt
dc.format.extent124-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleProjeto 'escola de educadores ': a educação para a paz: possibilidades pedagógicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionE.E. Joaquim Salles/Rio Claro-
dc.contributor.institutionCentro de Reeducação Psicopedagógico de Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2005-124-cardozo.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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