Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143721
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardozo, Aline Steckelberg | - |
dc.contributor.author | Souza Neto, Samuel de | - |
dc.contributor.author | Benites, Larissa Cerignoni | - |
dc.contributor.author | Silva, Juliana de Souza | - |
dc.contributor.author | Camargo, Dair Aily Franco de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann | - |
dc.contributor.author | Govone, José Silvio | - |
dc.contributor.author | Corrêa Junior, José Firmino | - |
dc.contributor.author | Silva, Ilara Bellan e | - |
dc.contributor.author | Silva, Werter de Oliveira e | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:51:21Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:51:21Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 124 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143721 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143721 | - |
dc.description.abstract | O projeto Escola de Educadores, criado em 2003, teve como premissa aprofundar o conhecimento sócio-espiritu-cultural contemporâneo sobre a educação e ser um espaço significativo para pensar nas questões relacionadas às atividades docentes com criticidade, buscando também identificar as possibilidades de ações no campo pedagógico. Uma de suas metas é refletir, permitindo a troca de experiências e saberes com vista à formação de educadores. A proposta apresentada foi gerada por um grupo de professores, estudantes e profissionais da área não escolar que em 2004 formaram o curso A Fraternidade como Prática Pedagógica , propondo como sugestão a continuidade nesse ano. A educação para a paz em sua concepção mais original consiste no diálogo entre pessoas, disciplinas e projetos que coloquem no centro de sua atenção a humanização, passando pela fraternidade pedagógica. Assim, no enfoque da fraternidade como prática pedagógica se caminhou no sentido de olhar para dentro de si com o jogo do dado do amor e agora o que se pede é que o que foi construído anteriormente, de forma não sistematizada, seja sistematizado e canalizado na prática pedagógica das disciplinas, visando a sua práxis. aprofundar o Projeto Civilizador de Chiara Lubich e congregar pessoas interessadas em associar a educação para a paz com a espiritualidade da unidade nos projetos pedagógicos de suas escolas. Através da perspectiva da prática pedagógica individual, da pesquisa-ação, mas também cooperativa e solidária, visa trabalhar o diálogo operativo em sua dimensão afetivo-moral. Os resultados preliminares enfatizam a formulação de um novo jogo do dado do amor. As suas seis faces foram nomeadas de acordo com o tema A Arte de Amar , como: Amar a todos : querer bem a cada um, independente de raça, cor, gênero ou convicção religiosa. Amar por primeiro : não esperar que o outro tome a iniciativa, usar a criatividade, re-inventando possibilidades para aprofundar o relacionamento com o outro. Ver em cada um Alguém Especial : indica o limite sem limites da responsabilidade que temos em humanizar, educar. Fazer-se um : colocar-se no lugar do outro para entender a sua realidade. Amar o inimigo : talvez não tenhamos grandes inimigos, mas há alguém que nos parece antipático, de difícil relacionamento, amar é enfrentar a dificuldade, superando obstáculos. Amor recíproco : estabelecer o processo da reciprocidade, acreditar em mim e no outro, se relacionar de maneira a criar um universo harmonioso. Outro apontamento é que com esta perspectiva pode se desenvolver na forma de projetos procurando-se resgatar valores, gerir novos relacionamentos, envolver a comunidade escolar, reflexões, atividades e ações concretas. | pt |
dc.format.extent | 124 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.title | Projeto 'escola de educadores ': a educação para a paz: possibilidades pedagógicas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | E.E. Joaquim Salles/Rio Claro | - |
dc.contributor.institution | Centro de Reeducação Psicopedagógico de Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências de Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 2005-124-cardozo.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.