You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143799
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebechi Júnior, Arlindo [UNESP]-
dc.contributor.authorCazani Júnior, Luis Enrique-
dc.date.accessioned2016-09-06T18:45:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:31Z-
dc.date.available2016-09-06T18:45:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:31Z-
dc.date.issued2016-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143799-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143799-
dc.description.abstractEsta dissertação centra-se na análise do fenômeno do gancho na primeira fase da telenovela Avenida Brasil (2012), considerando as fruições de conteúdos em fluxo e sob demanda. Ao propor um exercício analítico, que compreende a integralidade do capítulo veiculado na televisão e a sua fragmentação na plataforma oficial de acesso on-line, questiona-se a supressão de cenas e marcas tradicionais da interrupção, e discute-se a susceptibilidade do enunciado a uma possível reconfiguração. No trabalho de investigação, procura-se levantar a utilização do gancho em matrizes de linguagem e seus efeitos de sentido, associando-o aos seguintes aspectos: a peripécia, ao reconhecimento e a catástrofe da tragédia grega, aos golpes teatrais do melodrama, ao corte sistemático do romance-folhetim, ao clímax, a pinça, aos tempos fortes e a instauração de pontos de virada. Como protocolo metodológico, seguem-se as concepções de gêneros do discurso e dialogismo de Bakhtin (1992), analisam-se as cenas seguindo as pontuações de Mckee (2006) e vislumbra-se a organização da história de acordo com o padrão clássico narrativo proposto por Propp (2010), constituído pelas funções das personagens.pt
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the analysis of the phenomenon of the cliffhanger in the first phase of the soap opera Avenida Brasil (2012), considering the fruitions of content transmitted on continuous flow and video on demand. By proposing an analytical exercise, comprising the whole of the chapter aired on television and its fragmentation in online access official platform, we question the deletion of scenes and traditional mark of interruption and discusses the susceptibility of the utterance to a possible reconfiguration. In research work, we seek to raise the use of cliffhanger in arrays of language and its meaning effects, associating it with the following aspects: the peripety and recognition and the catastrophe of the Greek tragedy, technical features of theatrical melodrama, the systematic cutting of serial novel, the climax, the pincer, the strong weather, and the plot point. As a methodological protocol, the following are the concepts of discourse genres and dialogism of Bakhtin (1992), analyzes the scenes following the considerations of Mckee (2008) and conjecture about the organizations of the history, according to the classic narrative pattern comprised by functions proposed by Propp (1984).en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectTelenovelapt
dc.subjectGanchopt
dc.subjectDisponibilizaçãopt
dc.subjectSob demandapt
dc.subjectAvenida Brasilpt
dc.subjectSoap Operaen
dc.subjectAvailableen
dc.subjectCliffhangeren
dc.subjectOn Demanden
dc.titleDa veiculação em fluxo contínuo para a disponibilização: o gancho na produção de sentido da telenovela Avenida Brasilpt
dc.title.alternativeFrom fruition of content on continuous flow to video on demand: the cliffhanger in the production of meaning of the soap opera Avenida Brasilen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/10135-3-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872383pt
dc.identifier.capes33004056081P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.