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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143884
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dc.contributor.advisorHarris, Peter James [UNESP]-
dc.contributor.authorMarcello, Manuela Graton-
dc.date.accessioned2016-09-14T20:04:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:51:43Z-
dc.date.available2016-09-14T20:04:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:51:43Z-
dc.date.issued2016-08-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143884-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143884-
dc.description.abstractPublicada em 1865 e considerada obra nonsense, Alice’s Adventures in Wonderland é o livro mais conhecido de Lewis Carroll (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson). Escrito e publicado no período vitoriano, Alice apresenta um cenário repleto de fantasia onde a protagonista vive suas aventuras, que são vistas por muitos leitores como algo meramente fantasioso e desprovido de lógica. A partir de leituras relacionadas à sociedade vitoriana e ao discurso histórico, percebe-se que os acontecimentos e experiências experimentados pela garota são permeados por traços irônicos relativos à sociedade em que Alice vivia. A presente dissertação propõe, com base no estudo da narrativa histórica realizado por Hayden White, particularmente a questão do tropo da ironia, o entendimento de como o discurso no Alice é relacionado a implicações da ideologia da época. No âmbito da História da época e das técnicas discursivas utilizadas pelo autor o presente trabalho resgata alguns dos aspectos históricos ironizados por Carroll, utilizando não somente os estudos relacionados à linguagem e aos modos de elaboração de enredo de Hayden White (1994, 1995), mas também a história dos princípios educacionais da Inglaterra vitoriana, de Morais (2004).pt
dc.description.abstractPublished in 1865 and considered a work nonsense, Alice’s Adventures in Wonderland is the best-known book by Lewis Carroll (pen-name of Charles Lutwidge Dodgson). Written and published in the Victorian period, Alice is set in a fantastic scenario where the protagonist’s adventures take place, and the book is seen by many readers as something merely fanciful and illogical. From readings related to Victorian society and historical discourse, it is clear that the events and experiences lived by the girl are permeated by ironic traces related to the society of Alice’s day. The present dissertation, based on Hayden White’s study of historical narrative, particularly the question of the trope of irony, proposes an understanding of how Carroll’s discourse in Alice is related to implications of the prevailing ideology. In the context of the history of the period and of the discursive techniques used by the author the present study examines some of the historical aspects satirised by Carroll, utilising not only Hayden White’s studies of language and modes of plot development (1994, 1995), but also Morais’s history of the principles of Victorian education, Morais (2004).en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectSátirapt
dc.subjectIroniapt
dc.subjectInglaterrapt
dc.subjectPeríodo Vitorianopt
dc.subjectAlice's adventures in Wonderlandpt
dc.subjectSatireen
dc.subjectIronyen
dc.subjectEnglanden
dc.subjectVictorian perioden
dc.subjectAlice’s Adventures in Wonderlanden
dc.titleAlice's Adventures in Wonderland: o nonsense visto como sátira na obra de Lewis Carrollpt
dc.title.alternativeAlice's Adventures in Wonderland: the nonsense seen as a satire in Lewis Carroll's worken
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000871822pt
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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