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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144017
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dc.contributor.advisorHiraga, Cynthia [UNESP]-
dc.contributor.authorBertin, Maysa de Almeida-
dc.date.accessioned2016-09-27T13:38:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:07Z-
dc.date.available2016-09-27T13:38:58Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBERTIN, Maysa de Almeida. A influência da atividade física nas dificuldades de aprendizagem. 2016. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144017-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144017-
dc.description.abstractMany children that have hard time learning school material tend to distance themselves from people around them. Part of that behavior comes from the fact that they became aware of the lack of capacity and skills necessary to be completely functional in the society. The physical activity helps in the promotion and development of organic functions throughout the life cycle. This study has the purpose to analyze recent research, which demonstrates that physical activity can contribute to many cognitive functions. The present work shows the idea that, the practice of physical activities stimulate the formation of new neuros connections, and so it strengthens the connections that already exists in many areas of the encephalon, promoting changes in the cognitive functions such as memory and learning skills. In this context, it is pointed that doing physical activities with pleasure turns it into something significant to the life of the children. A good and relevant way to do it is promote physical activity by playing games within it. Relevant life events tend to be memorized though time. The last subject pointed in this research is about the positive relation of the physical activity over the psychosocial development, in particular the development of the selfunderstanding. Such relation demonstrates that the physical activity promotes interfaces between the physical, cognitive and psychosocial dimension of the individual. The progress of theses interfaces though physical activity, in particular, during the childhood, contributes substantially to the success in the learning process of school materialen
dc.description.abstractMuitas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar tendem a se distanciar das pessoas ao seu redor. Parte desse comportamento decorre pelo fato da criança perceber-se com falta de competência de habilidades para atuar plenamente na sociedade. A atividade física auxilia na promoção e desenvolvimento das funções orgânicas ao longo do ciclo vital. O presente estudo buscou analisar pesquisas recentes, as quais demostram que a atividade física pode contribuir em diversas funções cognitivas. O presente trabalho apresenta uma ideia de que, a prática de atividades físicas estimula a formação de novas conexões neurais, bem como fortalece as conexões já existentes em diversas áreas do encéfalo, promovendo alterações nas funções cognitivas como memória e aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho aborda que atividades físicas praticadas com prazer tendem a ser mais significativas para a vivência da própria atividade pelas crianças. Uma forma prazerosa e pertinente é promover a atividade física por meio de jogos e brincadeiras. Vivências significativas tendem a permanecer na memória do indivíduo ao longo do tempo. O último tópico abordado no presente trabalho diz respeito à relação positiva da atividade física sobre o desenvolvimento psicossocial, em particular ao desenvolvimento do autoconceito. Tal relação demonstra que a atividade física promove interfaces entre as dimensões física, cognitiva e psicossocial do indivíduo. A promoção dessas interfaces pela atividade física, em particular, durante a infância, contribui substancialmente para o êxito no aprendizado escolarpt
dc.format.extent27 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectRendimento escolarpt
dc.subjectCogniçãopt
dc.subjectExercícios físicos para criançaspt
dc.subjectExercícios físicos - Aspectos psicológicospt
dc.subjectBrincadeiraspt
dc.titleA influência da atividade física nas dificuldades de aprendizagempt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869847.pdf-
dc.identifier.aleph000869847-
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