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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144019
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Áurea de Carvalho [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T13:38:59Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:52:07Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T13:38:59Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:52:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/144019 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144019 | - |
dc.description.abstract | A literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latente | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 81 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt |
dc.subject | Machismo | pt |
dc.subject | Identidade de gênero na literatura | pt |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Misoginia | pt |
dc.title | As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000869888 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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