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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144019
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Áurea de Carvalho [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Jaqueline Moreira Ferraz de-
dc.date.accessioned2016-09-27T13:38:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:07Z-
dc.date.available2016-09-27T13:38:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144019-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144019-
dc.description.abstractA literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latentept
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent81 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt
dc.subjectMachismopt
dc.subjectIdentidade de gênero na literaturapt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectMisoginiapt
dc.titleAs abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-15/000869888.pdf-
dc.identifier.aleph000869888-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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