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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144025
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bertagna, Regiane Helena [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Almeida, Aline de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T13:39:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:52:08Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T13:39:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:52:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Aline de. O papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de Avaliação Institucional Participativa da Educação Básica: a experiência no município de Campinas - SP. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/144025 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144025 | - |
dc.description.abstract | A Avaliação Institucional Participativa (AIP) inicia-se a partir das experiências e estudos em nível da Educação Superior. A AIP segundo teóricos da área compreende a avaliação como interna à escola e sob seu controle, fundamentandose em princípios de participação democrática dos atores envolvidos no processo educacional para estabelecimento de um pacto de qualidade negociada em contraposição ao modelo de avaliação externa e em larga escala, focadas no desempenho dos alunos em provas, atualmente difundido pelas políticas educacionais. Este trabalho tem por objetivo analisar a Avaliação Institucional em seu aspecto participativo, buscando compreender como se constituem e se articulam as Comissões Próprias de Avaliação, seus pressupostos teóricos, as especificidades em experiências de AIP aplicadas na Educação Básica. Para isso realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando enquanto métodos de estudo o levantamento bibliográfico acerca da experiência de implantação da AIP enquanto política educacional no Ensino Fundamental da rede pública municipal de Campinas-SP e documental da legislação que norteia e regulamenta tais processos de AIP na Educação na mesma rede de ensino. Conclui-se que a AIP é uma prática avaliativa que pode ajudar na melhoria educativa, pois possui potencialidade enquanto instrumento democrático | pt |
dc.format.extent | 47 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Avaliação educacional | pt |
dc.subject | Educação e Estado | pt |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt |
dc.subject | Escolas - Avaliação | pt |
dc.subject | Campinas (SP) | pt |
dc.title | O papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de Avaliação Institucional Participativa da Educação Básica: a experiência no município de Campinas - SP | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869967.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000869967 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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