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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144025
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBertagna, Regiane Helena [UNESP]-
dc.contributor.authorAlmeida, Aline de-
dc.date.accessioned2016-09-27T13:39:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:08Z-
dc.date.available2016-09-27T13:39:00Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA, Aline de. O papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de Avaliação Institucional Participativa da Educação Básica: a experiência no município de Campinas - SP. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144025-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144025-
dc.description.abstractA Avaliação Institucional Participativa (AIP) inicia-se a partir das experiências e estudos em nível da Educação Superior. A AIP segundo teóricos da área compreende a avaliação como interna à escola e sob seu controle, fundamentandose em princípios de participação democrática dos atores envolvidos no processo educacional para estabelecimento de um pacto de qualidade negociada em contraposição ao modelo de avaliação externa e em larga escala, focadas no desempenho dos alunos em provas, atualmente difundido pelas políticas educacionais. Este trabalho tem por objetivo analisar a Avaliação Institucional em seu aspecto participativo, buscando compreender como se constituem e se articulam as Comissões Próprias de Avaliação, seus pressupostos teóricos, as especificidades em experiências de AIP aplicadas na Educação Básica. Para isso realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando enquanto métodos de estudo o levantamento bibliográfico acerca da experiência de implantação da AIP enquanto política educacional no Ensino Fundamental da rede pública municipal de Campinas-SP e documental da legislação que norteia e regulamenta tais processos de AIP na Educação na mesma rede de ensino. Conclui-se que a AIP é uma prática avaliativa que pode ajudar na melhoria educativa, pois possui potencialidade enquanto instrumento democráticopt
dc.format.extent47 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt
dc.subjectEscolas - Avaliaçãopt
dc.subjectCampinas (SP)pt
dc.titleO papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de Avaliação Institucional Participativa da Educação Básica: a experiência no município de Campinas - SPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869967.pdf-
dc.identifier.aleph000869967-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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