You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOsti, Andreia [UNESP]-
dc.contributor.authorMenegueti, Rafaelle Aparecida-
dc.date.accessioned2016-09-27T13:39:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:08Z-
dc.date.available2016-09-27T13:39:00Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMENEGUETI, Rafaelle Aparecida. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144026-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144026-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo o estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com base em seus quatro eixos norteadores (formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização e controle social). O programa foi instituído em 2013 se embasando nos estudos de Alfabetização - Língua Portuguesa em interface com os demais conteúdos escolares, por meio dos Direitos de Aprendizagem. Em 2014, o material focou a Alfabetização Matemática com aprofundamento em Língua Portuguesa. O procedimento metodológico adotado, foi o da análise documental, sendo utilizado as publicações oficiais do Ministério da Educação. No estudo foram utilizados os cadernos de formação, de alfabetização e os de alfabetização matemática, bem como documentos orientadores das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2015. A pesquisa avançou, no sentido de apresentar as publicações realizadas pelas universidades parceiras, com publicações e estudos oficiais, como a revista Educação em foco. Não se deve negar que no programa de formação analisado, há uma defesa da maior abrangência das discussões, com vistas a ideia de que a alfabetização também é um processo em que as crianças aprendem a ler, a escrever, a falar, a escutar, mas se apropriam, por meio da leitura, da escrita, da fala, da escuta, de conhecimentos relevantes para a vida, em uma perspectiva de ampliação cultural e de ação sobre o mundo. Portanto, esse estudo contribuiu para um conhecimento mais aprofundado sobre o PNAIC e os eixos que o constituempt
dc.format.extent57 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectDireito à educaçãopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectAnálise documentáriapt
dc.subjectPublicações oficiais - 2015pt
dc.titlePacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869844.pdf-
dc.identifier.aleph000869844-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.