Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144026
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Osti, Andreia [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Menegueti, Rafaelle Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T13:39:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:52:08Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T13:39:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:52:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MENEGUETI, Rafaelle Aparecida. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/144026 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144026 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo o estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com base em seus quatro eixos norteadores (formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização e controle social). O programa foi instituído em 2013 se embasando nos estudos de Alfabetização - Língua Portuguesa em interface com os demais conteúdos escolares, por meio dos Direitos de Aprendizagem. Em 2014, o material focou a Alfabetização Matemática com aprofundamento em Língua Portuguesa. O procedimento metodológico adotado, foi o da análise documental, sendo utilizado as publicações oficiais do Ministério da Educação. No estudo foram utilizados os cadernos de formação, de alfabetização e os de alfabetização matemática, bem como documentos orientadores das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2015. A pesquisa avançou, no sentido de apresentar as publicações realizadas pelas universidades parceiras, com publicações e estudos oficiais, como a revista Educação em foco. Não se deve negar que no programa de formação analisado, há uma defesa da maior abrangência das discussões, com vistas a ideia de que a alfabetização também é um processo em que as crianças aprendem a ler, a escrever, a falar, a escutar, mas se apropriam, por meio da leitura, da escrita, da fala, da escuta, de conhecimentos relevantes para a vida, em uma perspectiva de ampliação cultural e de ação sobre o mundo. Portanto, esse estudo contribuiu para um conhecimento mais aprofundado sobre o PNAIC e os eixos que o constituem | pt |
dc.format.extent | 57 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Políticas públicas | pt |
dc.subject | Direito à educação | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Análise documentária | pt |
dc.subject | Publicações oficiais - 2015 | pt |
dc.title | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869844.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000869844 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.