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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144259
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dc.contributor.advisorMarques, José Carlos [UNESP]-
dc.contributor.authorCesar, Nathaly Barbieri Marcondes-
dc.date.accessioned2016-09-30T18:08:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:33Z-
dc.date.available2016-09-30T18:08:32Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:33Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144259-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144259-
dc.description.abstractDiante da constante representação em diversos produtos midiáticos de que o futebol brasileiro seria caracterizado como o “futebol arte”, e do surgimento de recentes estudos acadêmicos que problematizam ou que recusam esta caracterização quando se observa o futebol nacional, especialmente a partir da década de 1970, este trabalho teve como objetivo tentar entender como o primeiro discurso ainda se mostra hegemônico em nossa sociedade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu compreender como se formaram as diferentes falas a respeito deste esporte no Brasil, bem como quais influências elas receberam das diferentes esferas sociais, o trabalho procurou verificar como a mídia se tem apropriado da visão fundada por Gilberto Freyre (1938) a respeito do “futebol arte” com fins de persuasão dos telespectadores, auxiliando, desta forma, que esta ideia continue sendo propagada, embora existam discursos atuais na academia que procurem desmistificá-la. Para isso, foram utilizadas as classificações propostas por Foucault (1999) para possíveis formas de exclusão ou interdição de discursos, presentes em sua obra A Ordem do Discurso. Foram selecionadas para análise três produções audiovisuais desenvolvidas para a divulgação do evento: o videoclipe da emissora de TV Bandeirantes; a chamada da emissora de TV Globo; e a vinheta da própria entidade organizadora da Copa do Mundo, a FIFA. Os objetos foram analisados de acordo com sua estratégia de construção através da metodologia traçada por Vanoye e Goliot-Lété (2012) e, posteriormente, enquadrados no método de Foucault (1999) para que fosse possível responder ao problema lançado neste estudo: por que o discurso sobre o “futebol arte” ainda parece mais valorizado não só pela mídia, mas pela própria sociedade, se uma segunda formação discursiva mais atual, surgida no meio acadêmico, tem procurado desmistificá-lo?pt
dc.description.abstractGiven the constant representation in media products that Brazilian football would be characterized as "soccer art", and the emergence of recent academic studies questioning or refusing this characterization when observing the national football, especially from the 1970s, this work aims to understand how the first discourse still shows hegemonic in our society. Through a bibliographic research which intended to understand how the different discourses about this sport in Brazil were formed, as well as what influences they received from different social spheres, this work will try to verify how the media has been appropriating the vision founded by Gilberto Freyre (1938) about the "soccer art" with persuasion purposes, helping in this way, that this idea continues to be propagated, although there are current research in academia looking to demystify it. For this, the proposed classifications were used by Foucault (1999) for possible forms of exclusion or prohibition of discourses, present in his work "The Order of Discourse". They were selected for analysis three audiovisual productions developed for the dissemination of the event: one of the Bandeirantes TV station; one of TV Globo station; and one of the own organizer of the World Cup, FIFA. The objects were analyzed according to its construction strategy through the methodology outlined by Vanoye and Goliot-lete (2012) and, later, were framed in Foucault's method (1999) so that it could respond to the problem launched by this study: why the discourse on the "soccer art" still seems more valued not only by the media but by society itself, if a second more current discursive formation, which emerged in academia, has sought to demystify it?en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectFutebolpt
dc.subjectCopa do Mundopt
dc.subjectOrdem do discursopt
dc.subjectMídiapt
dc.subjectComunicação esportivapt
dc.subjectSocceren
dc.subjectWorld Cupen
dc.subjectOrder of discourseen
dc.subjectMediaen
dc.subjectSports communicationen
dc.titleA ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV abertapt
dc.title.alternativeThe order of discourses of Brazilian Soccer Art: a study about World Cup 2014 FIFA disclosure by open TV stationsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000873385-
dc.identifier.capes33004056081P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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