You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144306
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmorim, Orlando Nunes de [UNESP]-
dc.contributor.authorMolina, Maria de Fátima Castro de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-10-05T16:39:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:40Z-
dc.date.available2016-10-05T16:39:55Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:40Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144306-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144306-
dc.description.abstractO romance O outro pé da sereia (2006), do escritor moçambicano Mia Couto, evidencia na composição de sua estrutura uma proposta de revisitação do passado distante ou recente, por meio de uma escrita simbiótica em que poesia e crítica harmonicamente dão o tom do diálogo que a ficção instaura com eventos que marcaram a História de Moçambique. Nessa via de repaginação, o ficcionista adota como procedimento de escrita a inserção de elementos que têm significação extratextual na composição da trama romanesca. A partir dessa moldura enunciativa, este estudo investiga como se estabelece a relação de hipertextualidade entre o romance e o texto historiográfico da carta de Luiz de Froes de 1562. Com base na hipótese de que a narrativa em O outro pé da sereia constitui-se nos princípios da hipertextualidade, o foco da tese volta-se para a análise das conexões entre a construção estrutural da obra e o esquema de ação presente no texto historiográfico. O percurso investigativo adotado desenvolve-se com a análise dos recursos mobilizados para a configuração de tempos, espaços e personagens que estruturam o romance. O conceito de hipertextualidade, estruturado por Gérard Genette como o objeto de palimpsesto, será utilizado como aporte teórico para fundamentar o processo de derivação textual que se instaura entre os textos.pt
dc.description.abstractThe structure of the novel The Mermaid's Other Foot (2006), by Mozambican writer Mia Couto, reveals a proposal for revisiting the distant or recent past. This is achieved through a symbiotic writing in which poetry and criticism harmonically set the tone of the dialogue established by fiction with events that marked the history of Mozambique. In this redesigning way, the fiction writer adopts as a writing procedure the insertion of elements which have extra-textual significance in the composition of plot. Based on this expository frame, in this study we investigate how the hypertextual relationship between the novel and Luiz de Froes´s 1562 historiographical text is established. Based on the assumption that the narrative The Mermaid´s Other Foot is constituted on the principles the hyper-textuality, our thesis focuses on the connections between the structural construction of the work and the present action scheme in the historiographical text. Our investigative route is developed with the analysis of the resources mobilized for the time, space and characters setting which shape the novel. The concept of hyper-textuality, structured by Gerard Genette as palimpsest object will be used as theoretical basis to support the process of textual derivation which is established between the texts.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectFicçãopt
dc.subjectHistoriografiapt
dc.subjectEstruturapt
dc.subjectHipertextualidadept
dc.subjectO outro pé da sereiapt
dc.subjectFictionen
dc.subjectHistoriographyen
dc.subjectHypertextualityen
dc.subjectThe mermaid's other footen
dc.titleA hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsestopt
dc.title.alternativeThe hypertextuality in Mia Couto´s O Outro Pé da Sereia: palimpsest writingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000873643-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.