You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144357
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvão [UNESP]-
dc.contributor.authorMirio, Ana Maria Minici-
dc.date.accessioned2016-10-14T17:40:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:50Z-
dc.date.available2016-10-14T17:40:35Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:50Z-
dc.date.issued2016-08-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144357-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144357-
dc.description.abstractDiante do crescente destaque do processo da mediação cultural no contexto das instituições museológicas brasileiras, as questões relativas à formação do educador/mediador, que é o profissional responsável por estabelecer este processo, adquiriu uma distinta importância. Trabalhando como educadora/mediadora em diversas instituições culturais desde 1997, com passagens também como professora do ensino formal, a autora pretendeu apresentar um trabalho relatando sua experiência como professora do curso Técnico em Museologia, na ETEC/Parque da Juventude, responsável pelos componentes curriculares “Mediação em Museus” e “Laboratório de Práticas de Mediação em Museus”. Com o objetivo de elencar os assuntos e as estratégias pedagógicas que poderiam contribuir para uma maior qualificação do profissional Técnico em Museologia, os questionamentos surgidos a respeito dos temas teóricos e práticos, a forma de apresentação e articulação entre eles, além da sua adequação aos profissionais que irão desempenhar seu trabalho em museus de diferentes tipologias, foram os principais desafios para a elaboração do plano de aulas, colocado em prática ao longo do segundo semestre de 2013 até o segundo semestre do ano de 2015. O trabalho relatado foi desenvolvido com cinco turmas atendidas no período especificado e aborda as quatro vertentes práticas desenvolvidas, a saber: temas das aulas - teoria e prática- e a bibliografia sugerida; parcerias com instituições culturais, orientação dos trabalhos de conclusão de curso e palestras com profissionais da área da Educação em Museus.pt
dc.description.abstractGiven the increasing empashis put on the cultural mediation process in the context of Brazilian museological institutions, the questions relative to the training of the educator/mediator; that is, the professional responsible for establishing the mediation process; acquired a distinct importance. Working as an educator/mediator in a multitude of cultural institutions since 1997, and having worked, also, as a formal education teacher, the author intended to present a paper portraying her experience as a teacher in the Technical course of Museology, at ETEC/Parque da Juventude, responsible for the curricular components Mediation in Museums and Laboratory of Mediation Practices in Museums. In order to list the subjects and pedagogical strategies that could contribute to a larger qualification of the professional museology technician, the questions arisen about the topics, both theoretical and practical, the form of presentation and articulation between them, as well as its suitability to the professionals that will perform their work in museums of different typologies, were the main challenges regarding the formulation of a lesson plan, put in practice from the second semester of 2013 to the second semester of the year 2015. The work reported was developed alongside five classes tended to during the specified period and covers four practical lines formulated, the themes of each lesson - theoretical and practical - and the suggested bibliography; the partnerships with cultural institutions, the orientation of course completion assignments and the lectures with professionals from the Education in Museums field.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectFormação do Educador/Mediadorpt
dc.subjectCurso Técnico em Museologiapt
dc.subjectMediação em Museuspt
dc.subjectPlano de aulaspt
dc.subjectEducação em Museuspt
dc.subjectDevelopment of the Educator/Mediatoren
dc.subjectTechnical Course in Museologyen
dc.subjectMediation in Museumsen
dc.subjectLesson planen
dc.subjectEducation in Museumsen
dc.titleUm relato sobre a formação do educador/mediador no âmbito do curso técnico em museologia na Etec/Parque da Juventude - SPpt
dc.title.alternativeAn account on the formation of the educator/mediator in the technical course in museology at the Etec/Parque da Juventude – SPen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000874129-
dc.identifier.capes41002016026P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.