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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rebechi, Arlindo [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Marcelino, Ana Beatriz Buoso | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T17:55:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:52:55Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T17:55:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:52:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/144414 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144414 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende investigar os efeitos de recepção e a produção de sentido gerada pelos primeiros três filmes longas-metragens do cineasta brasileiro Júlio Bressane: Cara a cara (1967), Matou a família e foi ao cinema (1969) e O anjo nasceu (1969), que foram produzidos em meio a um cenário conflituoso, em constante transformação e em plena Ditadura Militar, com destaque para a Tropicália e o Cinema Novo que, dentre outros movimentos engajados, dialogaram com a cinematografia do cineasta. O problema da pesquisa é fomentado pela discussão acerca da presença de uma crise formal (XAVIER, 2012) e narrativa (PARENTE, 2000) pertencente às obras, capazes de influenciar a produção de sentidos dos filmes e, consequentemente, afetar a recepção do espectador alterando, por sua vez, sua postura diante da obra audiovisual. Daí a suspeita do surgimento de uma mudança na experiência de recepção entre as ações da hegemonia do cinema (KRACAUER, 2009) em contraponto a um olhar mais apurado e sensível. Tal questão parte do pressuposto de que a linguagem subversiva, tanto estética quanto narrativa adotada pelo cineasta, influencia a percepção do espectador deslocando-o para uma posição mais ativa e pensante. Além dos teóricos já citados, trabalharemos também com as ideias de Bernardet (1991), Teixeira (1995), Xavier (2007a), Favaretto (2007), Dunn (2009) e Ramos (1987), dentre outros, que nos ajudarão a desvendar a complexidade do cinema em questão. A metodologia, por sua vez, será embasada pela revisão teórica de caráter ensaístico à luz dos estudos cinematográficos, aliada a uma análise estrutural segundo os pressupostos de Jullier e Marie (2009), Vanoy e Gogliot-Lété (2014), Aumont (2013) e Tarín (2006). | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.subject | Produção de sentido | pt |
dc.subject | Recepção | pt |
dc.subject | Júlio Bressane | pt |
dc.subject | Cinema poesia | pt |
dc.subject | Cinema marginal | pt |
dc.title | O olho e a navalha: integração e subversão no cinema marginal de Júlio Bressane | pt |
dc.title.alternative | The eye and the razor: integration and subversion in marginal cinema of Júlio Bressane | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.aleph | 000874552 | - |
dc.identifier.capes | 33004056081P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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