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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144414
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dc.contributor.advisorRebechi, Arlindo [UNESP]-
dc.contributor.authorMarcelino, Ana Beatriz Buoso-
dc.date.accessioned2016-10-21T17:55:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:55Z-
dc.date.available2016-10-21T17:55:00Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:55Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144414-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144414-
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende investigar os efeitos de recepção e a produção de sentido gerada pelos primeiros três filmes longas-metragens do cineasta brasileiro Júlio Bressane: Cara a cara (1967), Matou a família e foi ao cinema (1969) e O anjo nasceu (1969), que foram produzidos em meio a um cenário conflituoso, em constante transformação e em plena Ditadura Militar, com destaque para a Tropicália e o Cinema Novo que, dentre outros movimentos engajados, dialogaram com a cinematografia do cineasta. O problema da pesquisa é fomentado pela discussão acerca da presença de uma crise formal (XAVIER, 2012) e narrativa (PARENTE, 2000) pertencente às obras, capazes de influenciar a produção de sentidos dos filmes e, consequentemente, afetar a recepção do espectador alterando, por sua vez, sua postura diante da obra audiovisual. Daí a suspeita do surgimento de uma mudança na experiência de recepção entre as ações da hegemonia do cinema (KRACAUER, 2009) em contraponto a um olhar mais apurado e sensível. Tal questão parte do pressuposto de que a linguagem subversiva, tanto estética quanto narrativa adotada pelo cineasta, influencia a percepção do espectador deslocando-o para uma posição mais ativa e pensante. Além dos teóricos já citados, trabalharemos também com as ideias de Bernardet (1991), Teixeira (1995), Xavier (2007a), Favaretto (2007), Dunn (2009) e Ramos (1987), dentre outros, que nos ajudarão a desvendar a complexidade do cinema em questão. A metodologia, por sua vez, será embasada pela revisão teórica de caráter ensaístico à luz dos estudos cinematográficos, aliada a uma análise estrutural segundo os pressupostos de Jullier e Marie (2009), Vanoy e Gogliot-Lété (2014), Aumont (2013) e Tarín (2006).pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectProdução de sentidopt
dc.subjectRecepçãopt
dc.subjectJúlio Bressanept
dc.subjectCinema poesiapt
dc.subjectCinema marginalpt
dc.titleO olho e a navalha: integração e subversão no cinema marginal de Júlio Bressanept
dc.title.alternativeThe eye and the razor: integration and subversion in marginal cinema of Júlio Bressaneen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000874552-
dc.identifier.capes33004056081P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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