You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeña, Angel Fidel Vilche [UNESP]-
dc.contributor.authorPedroso, Renato Alvarenga-
dc.date.accessioned2016-10-24T13:10:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:55Z-
dc.date.available2016-10-24T13:10:22Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:55Z-
dc.date.issued2016-09-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144418-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144418-
dc.description.abstractProblemas com alguns laboratórios de Física podem ser observados em escolas públicas (Alves e Stachak, 2005). Esses, em geral, são laboratórios de Ciências, onde não são encontrados equipamentos para experimentação em Física e, quando são encontrados podem não ser suficientes para um bom trabalho. Outra observação importante diz respeito aos problemas de desmotivação nas atividades escolares por parte dos alunos, prejudicando o aprendizado desses estudantes. Esse trabalho visa o desenvolvimento de atividades práticas fazendo o uso de espelhos planos para auxílio da concepção do conceito básico de reflexão em óptica na Física e de reta numérica, simetria, ângulo, polígonos e reflexão no plano em Matemática. A metodologia consiste na aplicação de roteiros experimentais envolvendo espelhos planos na própria sala de aula. Em um segundo momento, o presente trabalho, também consiste na elaboração de um sextante de baixo custo e atividades, com esse instrumento óptico, relacionadas à aplicação de conceitos de trigonometria, reflexão e coordenadas celestes através de roteiros experimentais contextualizados.pt
dc.description.abstractProblems with some physics laboratories can be observed in public schools (Alves and Stachak, 2005). These generally are science laboratories, which are not found equipment for experiments in physics and, when they are found may not be enough for a good job. Another important observation concerns the motivation problems in school activities by students, impairing learning of these students. This work aims to develop practical activities making use of flat mirrors to aid the basic concept of design in optical reflection in physics and number line, symmetry angle polygons and reflection on the level in mathematics. The methodology involves the application of experimental scripts involving flat mirrors in their classroom. In a second step, this work also is the development of a sextant low cost and activities, with this optical instrument, related to the application of trigonometry concepts, reflection and celestial coordinates through contextualized experimental scripts.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectExperimentos com espelhos planospt
dc.subjectMotivaçãopt
dc.titleAtividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custopt
dc.title.alternativeExperimental multidisciplinary activities with mirrors plans and the construction and use of a low cost sextantept
dc.typeoutropt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.identifier.aleph000874631pt
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.