You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/15399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Márcio José Possari dos-
dc.contributor.authorAguiar, Sandra Maria Herondina Coelho Ávila de-
dc.date.accessioned2013-09-30T20:06:25Z-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:43:59Z-
dc.date.available2013-09-30T20:06:25Z-
dc.date.available2014-05-20T13:43:59Z-
dc.date.issued2011-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700005-
dc.identifier.citationCiência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 16, p. 747-753, 2011.-
dc.identifier.issn1413-8123-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/15399-
dc.description.abstractA proposta deste estudo é relatar a utilização da arte e seus segmentos, como recurso para inclusão da criança portadora de necessidades especiais ao ambiente odontológico. Foi utilizado como método a aplicação da arte em atividades de socioterapia e oficinas, divididas em módulos: sessão de socialização, oficinas de arte e atividades complementares, visando à elaboração de uma anamnese cultural por meio de questionários e a obtenção das preferências artísticas dos 313 participantes, previamente às suas assistências odontológicas no CAOE (Centro de Assistência Odontológica a Portadores de Necessidades Especiais) FOA/Unesp. de acordo com os questionários respondidos, a música e a pintura, segundo a preferência dos participantes, são os segmentos artísticos que mais auxiliam nas atividades de inclusão e adaptação. Concluímos que a utilização da arte na adaptação e inclusão ambiental do paciente, previamente à assistência odontológica, é favorável e eficaz.pt
dc.description.abstractThe purpose of this study was to report the use of art and its segments as a source for inclusion of the children with special needs in dentistry. The application of the Art in social therapy activities and workshops was divided in modules: Session of Socialization, Complementary Workshops of Art and Activities, aiming at the cultural anamnesis and artistic preferences of the 313 participants, prior to their dental care treatment at CAOE (Center of Odontological Assistance to patients with special needs) FOA Unesp. According to preference of the participants that answered the questionnaires, the music and the painting are the artistic segments that proved to be most helpful in the activities of inclusion and adaptation. The authors concluded that the use of art in the adaptation and environmental inclusion of the patient, prior to dental procedures is favorable and efficient.en
dc.format.extent747-753-
dc.language.isoeng-
dc.publisherAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectArtept
dc.subjectAdaptaçãopt
dc.subjectCiências do comportamentopt
dc.subjectOdontologiapt
dc.subjectArten
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectBehavioral sciencesen
dc.subjectDentistryen
dc.titleArt in the inclusion of children with special needs in dentistryen
dc.title.alternativeA arte na inclusão da criança especial na odontologiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Odontologia de Araçatuba-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Odontologia de Araçatuba-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-81232011000700005-
dc.identifier.scieloS1413-81232011000700005-
dc.identifier.wosWOS:000289644000005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-81232011000700005.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Saúde Coletiva-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.