Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/16857
- Título:
- A mercadoria cultural
- The cultural commodity
- Bolognesi, Mario Fernando
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 0101-3173
- Adorno e Horkheimer adotaram a noção de fetichismo da mercadoria para a análise da arte e da cultura. Bens materiais e físicos não são idênticos aos simbólicos. Apesar de dominante, a indústria cultural não pode ser tomada como protótipo de toda análise da cultura. Não se pode reduzir toda a produção cultural da época da economia de mercado a produtos de mercado. A pluralidade de práticas artísticas e culturais, à qual se assiste em países como o Brasil, torna problemático o uso indiscriminado do referencial frankfurtiano.
- Adorno and Horkheimer adoted the notion of the fetishism of commodities for the analysis of art and culture. Material, physical goods are not identical to symbolic ones. In spite of being predominant cultural industry can not be taken as the prototype of all analyses of culture. One can not reduce all cultural productives of the period of market economy to market products. The plurality of artistic and cultural practices present in countries like Brazil, does make questionable the indiscriminate use of the Frankfurtian framework.
- 1-Dez-1996
- Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 19, p. 75-86, 1996.
- 75-86
- Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Filosofia
- Mercadoria
- fetichismo
- indústria cultural
- bens culturais
- Commodity
- fetishism
- cultural industry
- cultural goods
- http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731996000100005
- http://hdl.handle.net/11449/16857
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/16857
Não há nenhum arquivo associado com este item.
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.