You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/17413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGabini, Wanderlei Sebastião-
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugênio da Silva-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:48:56Z-
dc.date.available2014-05-20T13:48:56Z-
dc.date.issued2009-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000200007-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 2, p. 343-358, 2009.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/17413-
dc.description.abstractO presente artigo discute estratégias utilizadas em um processo de formação continuada que se destina a promover a inserção da informática nas aulas de Química, organizado com base na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente. Esse processo envolveu professores de escolas estaduais localizadas na região de Jaú (SP) e utilizou a educação a distância como recurso para mediar os períodos entre os encontros presenciais. As estratégias selecionadas para discussão neste artigo, dentre as utilizadas no processo de formação, são: a elaboração de material didático e o desenvolvimento de aulas nas Salas Ambiente de Informática das escolas. Tais propostas se revelaram importantes por considerarem o professor como autor dos recursos didáticos para trabalho em sala de aula, e o contexto escolar como subsídio à própria ação de formação.pt
dc.description.abstractThis article discusses strategies used in a process of in-service teacher training which aims to promote the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) in Chemistry, classes organized on the basis of practical thinking and critical reflection on the teaching. This process has involved teachers in state public schools in the region of Jaú (SP) and has used Distance Education as a resource to mediate in the periods between meetings. The strategies selected for discussion in this article, among those used in the process of in-service teacher training, are the elaboration of learning materials as well as working with students in the Computer Lab of the schools. These proposals have shown up as important features for consideration: the teacher as the author of learning resources for the work in the classroom, along with the school context as a subsidy for the process of in-service teacher training itself.en
dc.format.extent343-358-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectEnsino de Químicapt
dc.subjectInformáticapt
dc.subjectIn-service teacher trainingen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)en
dc.titleOs professores de química e o uso do computador em sala de aula: discussão de um processo de formação continuadapt
dc.title.alternativeChemistry teachers and the use of computers in the classroom: discussions about a process of in-service teacher trainingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionFundação Educacional Dr. Raul Bauab-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationFundação Educacional Dr. Raul Bauab-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000200007-
dc.identifier.scieloS1516-73132009000200007-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132009000200007.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.