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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/20600
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dc.contributor.authorAlmeida, Rosângela Doin de-
dc.date.accessioned2013-09-30T19:45:49Z-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:57:50Z-
dc.date.available2013-09-30T19:45:49Z-
dc.date.available2014-05-20T13:57:50Z-
dc.date.issued2003-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200003-
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 149-168, 2003.-
dc.identifier.issn0101-3262-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/20600-
dc.description.abstractNa última década, as recomendações curriculares de história e geografia para o ensino fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de geografia, história e ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.pt
dc.description.abstractIn the last decade, the curricular recommendations as for history and geography teaching in primary school have encouraged the production of municipal atlases, since they allow including in a one volume maps, texts, photographs and graphics, among others information sources concerning the local space. This paper presents an experience where producing municipal atlases became a collaborative research project between university researchers and Geography, History and Sciences teachers from three towns. Such problems as curricular divisions, cartographic language and teacher training are the focus of this research, which brings forward a significant contribution to constitute a research line of what is now called school cartography.en
dc.format.extent149-168-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAtlas municipaispt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnsino de história e geografiapt
dc.subjectMunicipal atlasesen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectHistory and geography teachingen
dc.titleAtlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúnapt
dc.title.alternativeMunicipal atlases elaborated by teachers: the joint experience of Limeira, Rio Claro and Ipeúnaen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622003000200003-
dc.identifier.scieloS0101-32622003000200003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-32622003000200003.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos CEDES-
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