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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/20604
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dc.contributor.authorAdrião, Theresa-
dc.contributor.authorGarcia, Teise-
dc.contributor.authorBorghi, Raquel-
dc.contributor.authorArelaro, Lisete-
dc.date.accessioned2013-09-30T19:46:05Z-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:57:51Z-
dc.date.available2013-09-30T19:46:05Z-
dc.date.available2014-05-20T13:57:51Z-
dc.date.issued2009-10-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000300009-
dc.identifier.citationEducação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 30, n. 108, p. 799-818, 2009.-
dc.identifier.issn0101-7330-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/20604-
dc.description.abstractEste artigo trata da tendência de crescimento das parcerias, pela via dos contratos, entre os municípios paulistas e empresas privadas da área educacional para a aquisição de sistemas apostilados de ensino. Os dados referem-se a levantamento desenvolvido no âmbito da pesquisa Estratégias municipais para a oferta da educação básica: uma análise de parcerias público-privadas no estado de São Paulo, financiada pela FAPESP. No período destacado neste trabalho, 1990 a 2007, percebe-se a ampliação deste tipo de relação acentuadamente nos municípios com até 50 mil habitantes. Tal percepção confirma hipótese de incremento da dependência das esferas municipais junto ao setor privado, na medida em que os municípios têm ampliadas suas responsabilidades para com a oferta e a manutenção da educação básica, sem a prévia organização técnico-política do aparato de gestão local.pt
dc.description.abstractThis paper discusses the growing tendency of partnership, through contracts, between cities of the state of São Paulo and private educational companies, which sells them education systems. Data refer to a research developed under the Research Strategies for the Municipal Provision of Basic Education: an Analysis of Public-Private Partnerships in the State of São Paulo, funded by FAPESP. Between 1990 and 2007, we note a marked expansion of this kind of relationship in cities with less than 50.000 inhabitants. This confirms the hypothesis of their dependence on the private sector. They have widened their responsibilities to supply and maintain basic education, but have not organized their local management technically and politically.en
dc.format.extent799-818-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectParceria público-privadapt
dc.subjectSistema apostilado de ensinopt
dc.subjectMunicipalizaçãopt
dc.subjectPublic-private partnershipen
dc.subjectEducation systemsen
dc.subjectMunicipalityen
dc.titleUma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de sistemas de ensino por municípios paulistaspt
dc.title.alternativeA peculiar modality to privatize public education: the acquisition of education systems by São Paulo citiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras-
dc.description.affiliationUNESP Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUSP Faculdade de Educação Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUnespUNESP Instituto de Biociências-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-73302009000300009-
dc.identifier.scieloS0101-73302009000300009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-73302009000300009.pdf-
dc.relation.ispartofEducação & Sociedade-
dc.identifier.scopus2-s2.0-70350578372-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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